Menu

Estudos e artigos

UMA FAMÍLIA QUE TEME AO SENHOR

Salmo 128 

O título deste texto serve bem como síntese didática dos salmos 128. A casa de quem teme ao Senhor é muitíssima feliz. Sim! É o que se pode minimamente dizer daqueles que são bem-aventurados. São, em “larga escala”, muito felizes. O homem que teme e anda nos caminhos do seu Senhor Deus é muito feliz.

Tal alegria se estende a sua família. Ou seja, é um lar plenamente feliz em Deus. Como isso acontece? O texto do saltério aponta, já desde o início, para a máxima de sabedoria que é: “o temor ao Senhor”.  Quem teme a Deus é sábio (Provérbios 1.7), se afasta do mal, anda em retos caminhos, escuta a voz dos bons conselhos vindos da Palavra de Deus. Resultado: “feliz serás. Tudo lhe é, sempre está muito bem” (Sl 128.2).

O teólogo D. L Moody, ao comentar o salmo precedente, afirma que, ainda que o homem seja diligente e que trabalhe desde a manhã até a tarde da noite, ele não poderá esperar alcançar o sucesso (qualquer que seja), sem as bênçãos e a sanção de Deus. Isso significa que mais do que se esforçar, qualquer “pai de família” bem-aventurado precisa depender de Deus e servi-lo em temor reverente. Quanto a isso, destaco que temer a Deus não é exclusivamente amedrontar-se dos possíveis castigos advindos da desobediência ou ofensa. O homem que crê em Deus de todo coração, se esforça por reverenciá-lo e não o ofender. Nisso reside o seu temor. O temor em reverência, em obediência, em serviço.

Depois de descrever a postura do homem que teme e serve ao Senhor, o salmista aponta as bênçãos que se estendem aos demais membros da família. É interessante ver as considerações acerca da esposa e filhos. O homem no oriente antigo não seria “poderoso”, muito menos subsistiria bem sem um lar com uma boa esposa e com filhos que lhes fossem por honra. A esposa é sábia (Pv 14.1). Sua presença no lar é marcante. Por isso, mesmo beleza e fertilidade, em sentido amplo, a fazem florão do lar (Sl 128.3). E isso não é resultado de habilidades ou esforços pessoais. Isso vem como bênção dos céus, a fim de que o homem temente a Deus tenha uma família que reflete todo o cuidado de Deus.

E o que dizer dos filhos? A metáfora que os compara a frutos que vingaram (Sl 128.3), ilustra uma família valiosa, cuja prosperidade resultante da , da esperança e do serviço ao Senhor não está firmada em tesouros que se corrompem. Os filhos são mesmo uma preciosa herança para os seus pais. Eles, os filhos, aprenderam que no futuro, na velhice dos pais, serão os seus defensores (Sl 127.3-5). As gerações futuras perpetuarão as mais especiais bênçãos de Deus sobre o lar daquele que o teme. 

É, caro leitor, é de encher os olhos a família do homem que dispõe o coração para servir a Deus! É uma família forte, é uma família fértil, é uma família unida, é uma família feliz. Vale-se da providência divina, colhe frutos das sementes que semeia. Anda em caminhos de prosperidade. Experimenta as promessas da palavra de Deus. Influencia a terra, o lugar, a nação onde estão plantados (Sl 128.5). A família que teme ao Senhor verá o cuidado e a bondade do Eterno, geração após geração. No tempo da adversidade, não se abalará (Sl 84.5). Em suma, uma vida completa e honrada, de um rico legado (Pv 17.6). 

Somos impulsionados ao temor do Senhor e a guardar no coração as verdades da Sua palavra para servi-lo com toda intensidade e verdade. Quanto a isso, nos serve como exemplo a forte decisão proferida por Josué aos seus contemporâneos: “…Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15). Não é uma decisão simples de se tomar e praticar. Exige esforço, diligência, boa vontade e mesmo paciência (com os filhos, com a esposa, consigo mesmo, com todos e entre todos). Porém é uma decisão imprescindível ao lar que quer experimentar a presença e as bênçãos de Deus. 

Que o Senhor Deus, em Cristo Jesus, abençoe a sua casa! Que a sua família seja frutífera para a glória do Eterno! Que você experimente tempos das bênçãos dos céus, de crescimento, de paz do Senhor na sua casa e na vida dos seus familiares!

 

– Pr. Edson Gonçalves – Pastor Auxiliar