Menu

Notícias

TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ

Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13). Ao escrever essa mensagem à igreja de Filipos, é bem provável que Paulo quis dizer que tudo, tudo mesmo, no sentido literal, é possível ao que crê no Senhor Jesus. Sua própria trajetória é uma prova da onipotência do nosso Deus, capaz de transformar um ávido perseguidor dos crentes, Saulo, em um dos apóstolos mais citados de toda a História, Paulo. Escrita há quase dois mil anos, sua carta aos Filipenses segue fazendo todo sentido. 

E nem é preciso ir longe para encontrar exemplos do que o personagem bíblico disse lá atrás. Colaborador da Oitava desde 2019 e atualmente exercendo a função de vigia noturno, Marcílio Pereira (37) contará seu testemunho em breve aqui na sede, a convite do Pr. Israel Abreu. Seu depoimento merece mesmo ser ouvido e compartilhado, uma vez que envolve o agir de um Deus soberano e a fé de um homem simples, porém fiel e obediente às Sagradas Escrituras. 

Sua história, segundo ele, se assemelha a do apóstolo Paulo, guardadas as devidas proporções. Apesar de nunca ter perseguido ninguém, Marcílio confessa que “não gostava muito de cristão”. Convertido a Cristo há 13 anos, começou frequentando timidamente a igreja de sua região, o Templo da Restauração e Graça, no município mineiro de Vespasiano. Ainda sem se envolver muito com as atividades ministeriais, o jovem encontrava pela frente um enorme obstáculo que o impedia de alimentar-se da Palavra: Marcílio não sabia ler.Ele (Paulo) estava cego para aquilo que Deus tinha para ele. Eu, a mesma coisa”. 

A participação em um congresso, porém, dois anos após converter-se, mudaria para sempre sua vida. Um pastor o chamou à frente, lhe entregou uma Bíblia e a seguinte promessa: “Você será um pregador da Palavra”. Logo, Marcílio se perguntou: Não sei nem ler, como vou pregar a Palavra?!”. Certamente ele ainda não havia ouvido a famosa frase escrita por Paulo. 

Um ano se passou até que o jovem recebesse sua primeira oportunidade para ministrar. Sem saber ler, foi necessária a ajuda de um amigo, que leu para ele outra conhecida passagem: a parábola do filho pródigo (Lucas 15.11-32). Apesar do nervosismo inicial e da dificuldade para falar em público, a mensagem foi entregue aos irmãos. Tanto que outros convites foram chegando e sendo prontamente aceitos. E assim, entre um versículo e outro, entre um sermão e outro, Marcílio começou a compreender as palavras sem a ajuda do amigo-intérprete. 

Chegou um momento que Deus abriu minha visão; e quando Ele abriu minha visão, eu fiz igual a Saulo”. Se sem saber ler ele já vinha sendo usado pelo Senhor, Marcílio agora tornara-se imparável, graças à ação do Espírito Santo em sua vida. Mas mais importante que a ampliação de sua participação nas atividades da igreja foi seu crescimento espiritual, potencializado a partir da leitura da Bíblia, algo que antes lhe era impossível. 

Casado há nove anos e pai de duas meninas (9 e 7) e um menino (6), nosso vigia noturno hoje é presbítero em sua igreja em Vespasiano, onde também lidera o ministério de jovens. Todo sábado, às 19h30, ele dirige o culto denominado Casa de Oração e Libertação, voltado à mocidade. A timidez e a dificuldade para falar diante de um púlpito ficaram no passado. É verdade que Marcílio ainda não escreve de maneira fluente, nem consegue sair lendo tudo o que lhe aparece às vistas. A Bíblia, porém, ele lê e interpreta cada vez melhor. 

Hoje eu dedico minha vida à Palavra de Deus”. E seu exemplo, sem a necessidade de muito falar, já foi absorvido pelos filhos. “Eles gostam de fazer a Obra de Deus… as minhas filhas fazem a obra, louvam dentro da igreja, e até na escola elas levam a Palavra. Tudo isso através do meu testemunho e daquilo que eu vivo”. Sim, TUDO é possível ao que crê.