Menu

Estudos e artigos

TRANSFORMADOS PELO ESPÍRITO SANTO: UMA NOVA MANEIRA DE VIVER

(Gálatas 5:13-26) 

Quantas vezes olhamos para alguns textos da Bíblia com clareza quanto à sua força literal. Jesus ressuscitou! Cremos exatamente como está escrito. É verdade que temos muitas dificuldades ao interpretar determinados textos bíblicos, por conta do formato literário que possuem. Entretanto, muitas vezes colocamos “poréns” onde não há. 

O texto de Gálatas 5 é claro e não carece de amaciantes. É a Palavra de Deus, que exorta literalmente os crentes da Galácia e de todos os tempos a romperem com qualquer tipo de escravidão, seja ela a lei, a religiosidade ou até os desejos da carne. 

Só há espaço para um senhorio: o do nosso Senhor Jesus Cristo. E Ele tem poder para romper com todas as correntes e prisões. Não se trata de liberdade para fazer o que quisermos, mas de liberdade para viver sob o governo do Espírito, com frutos visíveis na vida cristã. 

Quatro caminhos que Paulo nos apresenta nesse texto: 

  1. Tenha liberdade para dominar a carne: Não dê espaço à sua carne

A liberdade cristã não é libertinagem. Paulo alerta: “não useis da liberdade para dar ocasião à carne” (v. 13). Ou seja, não permita que seus desejos ditem suas ações. Liberdade, para o cristão, significa poder dizer “não” àquilo que antes nos dominava. Hoje, pela força do Espírito Santo, podemos dominar a carne, em vez de sermos dominados por ela. 

 

  1. Tornem-se servos uns dos outros: O amor é o combustível do sacrifício generoso

Paulo nos lembra que a liberdade se expressa no serviço ao próximo. Somos chamados a amar e servir uns aos outros, com sacrifício, generosidade e disposição para construir pontes em vez de muros. 

Seja construtor e pacificador nos relacionamentos 

O amor é a lei suprema que regula as relações cristãs. Um coração liberto por Cristo não busca seus próprios interesses, mas coloca o bem do outro acima de si mesmo. 

 

  1. Vivam no Espírito: Torne sua carne escrava do Espírito

Viver no Espírito é andar em sintonia com Deus, rejeitando as inclinações naturais da carne. Não somos chamados a seguir cegamente nossos sentimentos ou nosso coração, porque o coração humano – muitas vezes – engana. 

Não siga seu coração; siga Jesus 

Somos chamados a seguir Jesus, permitindo que o Espírito molde nossa vontade, pensamentos e ações. Quem vive no Espírito manifesta um caráter cada vez mais semelhante ao de Cristo. 

 

  1. Coragem para se libertar da escravidão do pecado: O fruto do Espírito é o caráter de Jesus impresso na vida do crente

Ser livre é ter coragem para cortar as correntes do pecado. O Espírito Santo produz fruto em nós: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (v. 22-23). Esses frutos não surgem do esforço humano, mas da vida entregue ao Senhor.  

Seja submisso a Ele, que te liberta da morte 

É o Senhor quem nos liberta da morte espiritual e nos dá forças para permanecermos firmes. Submissão ao Senhor é a verdadeira liberdade. Gálatas nos chama a viver em liberdade, mas sob o senhorio de Cristo. Essa liberdade se revela na aparência de Jesus em nós. É uma liberdade que transforma, cura e nos faz semelhantes a Ele. 

Que vivamos, pois, essa liberdade não como quem busca satisfazer a carne, mas como quem foi chamado a servir, amar e refletir o caráter do nosso Salvador, Jesus Cristo. 

– Pr. Tiago Torres – Pastor Auxiliar