TODO MEMBRO DEVE ESTAR ENGAJADO NO MINISTÉRIO DA IGREJA

“…E há diversidade de ministério, mas o Senhor é o mesmo.” (I Co 12.5)

“Tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo.” (Ef 4.12)

No corpo humano não existe nenhum órgão que pode ser desprezado ou descartado. Se um órgão ou mesmo um pequenino nervo não funciona, ele enfraquece, deforma e até impede o corpo de funcionar em plenitude. O corpo poderá ainda funcionar, mas não em sua plena capacidade. Todos os membros do corpo são importantes, assim também no Corpo de Cristo, que é a Igreja. A igreja local é um microcosmo da Igreja de Cristo em sua plenitude.

Todo crente é dado ao Corpo para ser ativo e atuante. Atuar no Corpo de Cristo nada tem a ver com cargo ou uso de microfone. O ministério de cada crente a favor dos irmãos e do próximo é o seu serviço para o louvor do Senhor, usando seus dons espirituais, recebidos quando nasceu de novo; e também dons recebidos em resposta à oração, ao obedecer a recomendação bíblica: “procurai com zelo os dons espirituais” ( I Co 14.1). Além dos dons, temos os talentos naturais que o Senhor nos deu quando nos formou no ventre de nossa mãe e as competências que cada um adquiriu com seu esforço próprio.

O Corpo de Cristo precisa da diversidade de dons e da atuação de todos. A Lei de Pareto deve ser quebrada na vida de uma igreja viva. A Lei de Pareto (também conhecida como princípio 80-20), afirma que, para muitos fenômenos, 80% das consequências advêm de 20% das causas. Na prática, podemos sugerir que 80% dos resultados na igreja advêm da ação de apenas 20% dos membros. Ou que 20% dos membros trabalham para que 80% sejam beneficiados.

Na Igreja de Cristo, para que o corpo tenha saúde, todas as pessoas devem ministrar umas às outras e todos juntos devem ter o coração fervoroso para evangelizar e missionar. Nenhum crente pode dizer com razão: “não sei o que fazer na igreja”.

No Novo Testamento encontramos os chamados mandamentos recíprocos, mandamentos da mutualidade ou mandamentos uns aos outros. Devemos conhecê-los e praticá-los intensamente.

A. Mandamentos que valorizam
1. Amem-se uns aos outros – Jo 13.34
2. Aceitem-se uns aos outros – Rm 15.73
3. Acolham uns aos outros – I Co 16.20
4. Tenham igual cuidado uns pelos outros – I Co 12.24-25
5. Sujeitem-se uns aos outros – Ef 5.18-21
6. Suportem-se uns aos outros – Ef 4.1-3

B. Mandamentos que protegem o Corpo
7. Não tenham inveja uns dos outros – Gl 5.25-26
8. Deixem de julgar uns aos outros – Rm 14.13
9. Não se queixem uns aos outros – Tg 5.9
10. Não falem mal uns dos outros – Tg 4.11
11. Não mordam e devorem uns aos outros – Gl 5.14-15
12. Não provoquem uns aos outros – Gl 5.25-26
13. Não mintam uns aos outros – Cl 3.9-10
14. Confessem pecados uns aos outros – Tg 5.16
15. Perdoem-se uns aos outros – Ef 4.31-32

C. Mandamentos que contribuem para o crescimento dos outros
16. Edifiquem-se uns aos outros – I Ts 5.11
17. Ensinem uns aos outros – Cl 3.16
18. Instruam uns aos outros – Cl 3.16
19. Encorajem uns aos outros – Hb 3.12-13
20. Aconselhem-se uns aos outros – Rm 15.14
21. Falem entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais uns aos outros – Ef 5.18-20

D. Mandamentos de serviço
22. Sirvam uns aos outros – Gl 5.13
23. Levem os fardos pesados uns dos outros – Gl 6.2
24. Sejam hospitaleiros uns para com os outros – I Pe 4.7-9
25. Sejam bondosos uns para com os outros – Ef 4.31-32
26. Orem uns pelos outros – Tg 5.16

Não temos desculpas para ficar inertes. A quarentena tem nos impedido de atuar presencialmente com o empenho que a Bíblia ensina e que também desejamos, mas ela não nos impossibilita de manifestar o cuidado e a edificação uns com os outros. As portas para servir e atuar segundo os dons, talentos e o propósito do Senhor continuam escancaradas.

A Oitava está organizada como uma igreja que é ministerial e em pequenos grupos. Esta é a estrutura definida para que os dons e talentos dos membros possam ser manifestados e usados, de vários modos, para o fortalecimento da igreja. (Toda estrutura ministerial pode e deve ser revisada continuamente se necessário for.)

Temos cinco meses até o fim do ano de 2020. Que ano sustança! As portas estão abertas. A igreja já está presencial. Ela também está on-line. A seara é grande. Levantemos e trabalhemos. Cada membro deve estar encorajado, disposto e abundante na obra do Senhor.

Ore ao Senhor, meu amado irmão e irmã. Coloque sua criatividade para funcionar. Disponha-se! Vamos agir, fortalecer a igreja, ganhar almas, restaurar o que caiu ou parou à beira do caminho, fortalecer os idosos, ajudar os pais, abençoar as crianças, adolescentes, jovens, casais e famílias.

Quando o Fruto do Espírito é visto no dia a dia dos crentes e os dons e talentos estão em ação, no Poder do Espírito Santo, a igreja é imparável. Adiante, Oitava e Oitavas!

Pr. Jeremias Pereira
Pastor Titular