TER UM CORAÇÃO MISSIONÁRIO

A missão é de Deus. Toda a Bíblia revela a Missão de Deus para colocar todas as coisas, no céu e na terra, em unidade sob Cristo, reconciliando-as pelo sangue da Cruz. No cumprimento de sua missão, Deus transformará a criação arruinada pelo pecado na nova criação, na qual não há pecado ou maldição. Deus transformará as nações que foram espalhadas sob o juízo de Deus na nova humanidade, que será redimida pelo sangue de Cristo, proveniente de toda tribo, nação e língua e será reunida para adorar nosso Deus e Salvador. Deus aniquilará o reino de morte, destruição e violência quando Cristo voltar para estabelecer seu Reino Eterno de vida, justiça e paz. Então Deus, o Emanuel, habitará conosco, e o reino do mundo se tornará de nosso Senhor e do seu Cristo e ele reinará para sempre.

Nossa participação na missão de Deus. Deus chama seu povo para participar da Missão. A igreja proveniente de todas as nações está em continuidade, por meio de Jesus, o Messias, com o povo de Deus do Antigo Testamento. Com ele, fomos chamados por intermédio de Abraão e comissionados para sermos bênção e luz para as nações. Com ele, devemos ser moldados pela Lei e pelos profetas a sermos uma comunidade de santidade, compaixão e justiça num mundo temperado de sofrimento. Fomos redimidos por meio da Cruz e da ressurreição de Jesus Cristo e capacitados pelo Espírito Santo a dar testemunho do que Deus faz em Jesus. A igreja existe para adorar e glorificar a Deus por toda eternidade e para participar da missão transformadora do mundo dentro da história. Nossa missão é totalmente derivada da Missão de Deus, dirige-se a toda criação de Deus e é fundamentada, no seu centro, na vitória redentora do céu. Este é o povo ao qual que pertencemos, cuja fé confessamos e cuja missão participamos.

A integridade da nossa Missão. A fonte de toda nossa Missão é o que Deus fez em Cristo para redenção de todo o mundo, como revelado na Bíblia. Nossa tarefa evangelística é fazer com que as Boas Novas sejam conhecidas por todas as nações. O contexto de toda nossa missão é o mundo em que vivemos, o mundo de pecado, injustiça e desordem criacional, para o qual Deus nos envia para amar e servir por amor a Cristo. Toda missão deve, portanto, refletir a integração de evangelização e envolvimento comprometido com o mundo, ambos ordenados e orientados por toda revelação bíblica do Evangelho de Deus.”

(Extraído do Compromisso de Cape Town, do Movimento de Lausanne 2011. Citado por Christopher J.H. Wright, em “Reformado quer dizer Missional”).

Pr. Jeremias Pereira ∙ Pastor Titular