Menu

Estudos e artigos

TÁ NERVOSO?

Uma resposta bíblica ao estresse 

Embora o estresse não seja especificamente mencionado na Bíblia, as Escrituras falam de coisas como: ansiedade, preocupação e problemas – coisas que frequentemente associamos ao estresse -, e nos dão respostas claras sobre como devemos lidar com elas. 

Todo mundo sofre de estresse em um momento ou outro. Como naturalmente lidamos com isso, depende em grande parte de quem somos. Para alguns, o estresse emocional causa doenças físicas; outros podem se tornar hiperprodutivos. Por outro lado, algumas pessoas sob estresse se fecham mental e emocionalmente. E, claro, há ainda uma variedade de respostas.  

O estresse é uma experiência humana comum, especialmente em um mundo onde as demandas por nosso tempo e atenção parecem ser intermináveis. Nossos empregos, saúde, família, amigos e até atividades ministeriais podem nos sobrecarregar. A solução definitiva para isso é entregar nossas vidas a Deus e buscar Sua sabedoria em relação às prioridades, bem como Sua capacitação para fazer as coisas para as quais Ele nos chama. Deus sempre dá o suficiente, então não precisamos ser derrotados pelo estresse. 

Uma causa comum para o esgotamento físico e emocional é a dificuldade financeira. Nós nos estressamos com o dinheiro porque parece que nunca achamos que temos o suficiente. A gente se preocupa em conseguir pagar todas as nossas contas, ou ficamos consumidos pelo materialismo e, por sua vez, estressados ​​em manter nosso estilo de vida. Alguns ficam estressados ​​com as finanças porque não confiam em Deus para suprir as necessidades básicas da vida. Mas Jesus disse: Portanto, eu lhes digo: Não andem ansiosos por sua vida, quanto ao que vão comer ou beber, nem pelo corpo, quanto ao que vestir… E qual de vocês, por estar ansioso, pode acrescentar uma única hora ao seu tempo de vida? (Mateus 6.25, 27).  

Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mt 6.34) 

Também podemos nos sentir estressados ​​ao enfrentar uma dificuldade ou provação. Tiago 1.2–4 aconselha: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma“. Quando encontramos dificuldades podemos sucumbir ao estresse ou podemos vê-lo como um meio pelo qual Deus pode fortalecer nossa fé e moldar nosso caráter (Romanos 5.3–5; 8.28–29). Quando redirecionamos nosso foco para Deus, encontramos consolo em nossas tristezas e força para perseverar (2 Coríntios 1.3–4; 12.9–10). 

Não importa o tipo de estresse em nossas vidas, o ponto de partida para lidar com ele é Jesus Cristo. Ele nos oferece grande encorajamento em João 14.1: “Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus; crede também em mim.“. Precisamos desesperadamente d’Ele em nossas vidas. Precisamos d’Ele porque Ele é o Único que pode nos dar força para lidar com os problemas em nossas vidas. Acreditar n’Ele não significa que teremos uma vida sem problemas ou que não nos sentiremos vencidos pelo estresse. Significa simplesmente que uma vida sem Jesus Cristo faz com que lidar com o estresse seja uma tarefa impossível e, muitas vezes, debilitante. 

Estresse de todos os tipos é natural da vida (Jó 5.7, 14.1; 1 Pedro 4.12; 1 Coríntios 10.13). Mas como lidamos com isso depende de nós. Se decidirmos tentar fazer isso sozinhos, não encontraremos alívio duradouro. A única maneira de lidar com o estresse de forma consistente e bem-sucedida é com Jesus Cristo. Primeiro, devemos crer n’Ele. Em segundo lugar, precisamos confiar n’Ele e obedecê-lo. 

– Pr. Roberto Santos – Pastor Auxiliar