SOS MINAS: RAPOSOS

No mês de janeiro, a Oitava enviou uma equipe para Raposos (MG), uma das cidades atingidas pelas fortes chuvas desta época do ano.

Levamos uma equipe de 50 pessoas, dois caminhões lotados de doações, incluindo: cestas básicas, muita água, meia tonelada de material de limpeza e ferramentas para tirar a lama. Deixamos a cidade um pouco melhor, mas ainda há muito o que fazer! Mais de uma viagem foi feita e continuamos ajudando, planejando novas viagens e arrecadando doações.

A Oitava Revista recolheu alguns relatos e testemunhos de quem esteve à frente e participou desse projeto, leia abaixo:

Na cidade de Raposos, três regiões ficaram totalmente destruídas e nós conseguimos ir em dois desses locais. Lugares de difícil acesso, até mesmo a pé, tinha que usar o auxílio de tratores.

Cenário de destruição total. Não sobrou nada dentro das casas, só lama. Nosso papel foi de retirar a lama de dentro das casas. Nós encontramos, enquanto trabalhamos, oportunidade de falar do amor de Jesus a essas pessoas. Tivemos vários testemunhos muito impactantes.

Um dos moradores, em 2019,  já tinha sido atingido pelas enchentes e nesse ano as chuvas foram mais violentas ainda. Ele disse para a gente que ele tinha desistido da casa dele, que já não sabia mais o que fazer. Quando a nossa equipe chegou lá e começamos a limpar a casa dele, ele disse que se sentiu revitalizado. Imagina aquela pessoa que estava chorosa, pra baixo, desiludida, sem esperança…. E nós chegamos e já fomos entrando na casa dele, tirando a lama. De repente, esse senhor, que estava sentado num canto chorando olhando para aquele cenário de destruição na casa dele, levantou e pegou a enxada e começou a ajudar a gente. Ele nos contou que trouxemos esperança de volta para ele, que ele tinha desistido da vida e da casa, e agora ele estava com a esperança e alegria renovada. Queria até uma Oitava Igreja em Raposos!”

– Pr. Eduardo Borges, pastor responsável pelo projeto.

TESTEMUNHOS

“A viagem para Raposos foi uma experiência marcante na minha vida. As pessoas da cidade estão com várias necessidades, principalmente, de orações e cuidados. Foi possível sentir no rosto de cada morador a gratidão por estarmos ali. Glórias a Deus por essa oportunidade que a Oitava Igreja está tendo de abençoar a cidade de Raposos. Que Deus continue cuidando daquela cidade e que ela possa ser reerguida.”

– Talita Guimarães, parte da equipe de liderança do projeto.

“Ficamos muito impactados com a disponibilização da equipe, de todas as pessoas que se dispuseram a ajudar, levantaram cedo, saíram de casa com muito ânimo e determinação. Todos trabalharam muito, desde o início do dia até o fim, só paramos para almoçar, lanchar e alguns momentos que tivemos a oportunidade de orar com alguém.

Preciso agradecer à Rede Evangélica do Terceiro Setor, os pastores locais da cidade e às pessoas, pelo apoio e receptividade. A gente via o tempo todo as pessoas trabalhando, limpando as casas, as ruas, porque era muita lama. À medida que a gente conversava com as pessoas, a gente percebia que, apesar de parecer pouco o que a gente estava fazendo, porque era muita lama, então parecia que não limpava, não saía [toda a lama], mas, para as pessoas que moravam nas casas, era muito. Elas testemunharam que era uma ajuda muito importante, primeiro porque adiantava muito a limpeza, segundo porque dava uma motivação muito especial. Receber um grupo de pessoas que elas nem conhecem entrando em suas casas, ajudando, foi muito motivador para muitos moradores. Todas as pessoas que a gente conversava e entrava nas casas, tivemos a oportunidade de fazer momentos de louvor, de oração, todas aceitaram e foi muito especial. Foi muito impactante perceber como a cidade está aberta ao Evangelho e como a igreja, graças a Deus, tem se levantado para ajudar. Muitos pediram para voltarmos, para fazer culto e levarmos uma mensagem. Antes de propormos, os próprios moradores pediram e falaram que queriam visitar a igreja e receber visita também. Isso foi muito impactante.”

– Marcelo Cruz, parte da equipe de liderança do projeto.

Se deseja apoiar o projeto, deixe sua doação na portaria da Oitava ou doe uma quantia para uma de nossas contas¹ – ou por pix² – e envie o comprovante para o e-mail dizimo@oitavaigreja.org.br identificando a oferta para o “SOS Minas”.

¹Todos os dados bancários podem ser encontrados em nosso site – oitavaigreja.org.br – na aba “Dízimos”.

²Chave Pix (CNPJ): 21.854.112/0001-80