Soberania: Lembre-se, tem alguém forte no comando!

skyNem sempre as coisas estão calmas e se realizam do jeito que queremos ou esperamos. Muitas vezes estamos em becos sem saídas, atalhos cheios de barro, sofrendo agressões de vários tipos, perplexos, vendo a malignidade de diferentes formas nos atingindo como indivíduos, profissionais, família, igreja e na vida da nação. Às vezes parece que o Senhor está em silêncio. O profeta Habacuque nos relata, em seu pequeno livro, como sua alma se sentia quando viu seu país e sua vida num contexto assim.

“As circunstâncias que instigaram Habacuque ocorreram no século VII a.C.  Em seus dias havia um colapso da justiça nacional. A lei frouxa diante da corrupção generalizada. Subornos e sentenças que beneficiavam os poderosos.  A influência dos piedosos não alterava a situação. Iniquidade, vexação, violência, contenda, litígio, abuso e opressão. Deus parecia em silêncio. Mas esse profeta companheiro que está ao nosso lado faz algo mais importante ainda: ele espera e ouve. Foi na espera e no ouvir – que depois se transformam em sua oração – que ele percebeu que habitava o grande mundo da soberania de Deus (Eugene Peterson).

Habacuque começa seu livro com queixas, perplexidades, medo e acusações contra o “modo de Deus” dirigir a história. Entretanto, ele não ficou parado aí nesse ambiente de “até quando?” Ele dialoga com o Senhor. Ora e espera a resposta.

Habacuque nos ensina que Deus está no controle da história das nações e que o momento certo dele agir se aproxima, por mais que julguemos muito demorado. Num contexto desse, o soberbo incha sua alma, mas o justo viverá pela fé.

A Bíblia explica que o justo é aquele que foi justificado pela fé em Cristo. Viver pela fé é uma jornada emocionante. Raramente se sabe o que virá. Mas sabemos quem é o nosso companheiro no caminho: Jesus Cristo, o Deus vivo e verdadeiro, ressuscitado dentre os mortos, diante de quem, um dia, todo joelho se dobrará.

Sigamos confiados e descansados no soberano e justo juiz. Sigamos intercedendo, procurando viver a verdade em amor e crescendo em tudo naquele que é o cabeça de tudo, Cristo.

Os seguidores de Cristo podem experimentar e sofrer zombaria, escárnio, perseguição e até morte. O livro de Habacuque nos encoraja a confiar naquele que cuida, provê, adverte, julga, confronta, conforta, salva e livra.

O livro termina com um canto que é também uma oração. Em tempos de dor, crise, medos variados, decepções na alma e sentimentos semelhantes, várias gerações foram fortalecidas com esse pequeno livro, especialmente com a seguinte verdade:

“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas” Habacuque 3.17-19.

Que o Senhor nos conceda alegria, paz interior, domínio próprio, sabedoria, ousadia e sensatez para orar, agir e discernir o mover e as ações do soberano Senhor que soberanamente comanda tudo.

Leia, estude e medite no livro do profeta Habacuque.

Pr Jeremias Pereira | prjeremias@oitavaigreja.com.br