Menu

Pr. Jeremias

SITUAÇÕES DIFÍCEIS

“Vai tudo bem?”. “Tudo bem!”. Frases que fazem parte do nosso dia a dia e podem significar muitas coisas. Qualquer que seja o significado da resposta, Deus tem interesse nos detalhes da nossa vida.

As situações difíceis atingem a todos nós. O mesmo fato pode gerar reações diferentes: a greve para a professora pública é a esperança de uma melhoria no salário de miséria e fome. Para os pais, o medo de que as crianças percam o ano.

As situações difíceis são imprevisíveis e podem atingir qualquer área da vida. O desemprego; o resultado de um exame; o pecado; amigos já não conversam mais; o namorado tão carinhoso transformou-se num marido indiferente; a tristeza de mudar os filhos de colégio pela falta de recursos; a mudança de cidade; a palavra dura do cônjuge; a pressão para casar ou ter sexo pré-matrimonial; um homem tão cansado que já não tem energia para a mulher ou filhos.

As situações difíceis podem abalar o sistema nervoso e emocional. Reações de ira; amargura; depressão; insônia; manchas vermelhas na pele; dores que apertam o peito; pensamentos de vingança, muitas vezes de suicídio; fraqueza no corpo; vontade de sumir; sentimentos de culpa; uma introspecção doentia buscando “onde falhei, meu Deus?”, “qual é a causa do problema?”; uma sensação de não pertencer; um sentimento de que foi vítima de exploração; uma dúvida lá no fundo da mente: “e Deus, onde está?”; além da própria dor emocional, o diabo aproveita para oprimir.

Nas situações difíceis devemos buscar o auxílio de alguém. A Sunamita, quando viu o filho morto, procurou o profeta Eliseu. A mulher cananéia, vendo a filha endemoniada, perseverantemente procurou Jesus. Neemias reuniu os magistrados, os sacerdotes e os nobres de Israel. Quando Dorcas morreu, os discípulos foram de Jope a Lida buscar o apóstolo Pedro. Procure alguém no meio do seu drama tão difícil. Fale de suas dores, compartilhe suas tristezas e decepções. Só de abrir seu coração o fardo ficará mais leve. Peça a Deus direção e fale com alguém.

As situações difíceis, frequentemente, são grandes oportunidades para a poderosa intervenção de Deus. A Sunamita viu seu filho ressuscitado. Jó experimentou o dobro da bênção de Deus. Os que foram jogados na fornalha de fogo viram o poder de Deus sete vezes atuando mais forte. A igreja viu Deus mandar o anjo e abrir automaticamente o portão de ferro e libertar Pedro. Mesmo os maiores escândalos que o inimigo promove entre o povo de Deus, o Senhor pode transformar em sementes de avivamento. Nas situações difíceis, espere e creia na intervenção poderosa de Deus. Ore por isso, espere com paciência. A paciência é uma arma para conquistar qualquer vitória. “Vai tudo bem?”. “Sim. Eu sei que o Senhor está no controle de tudo, por isso, vai tudo bem”.

Transcrito do boletim do dia 02 de maio de 1993. Atualizado em 2019.

Pr. Jeremias Pereira • Pastor Titular