Menu

Estudos e artigos

Ser Discípulo é… Crer no impossível

boletim-2108Vivemos em um mundo limitado. Ninguém pode ser pleno aqui, pois ainda estamos no primeiro andar, na peregrinação, na terra dos homens. Aqui, nada é para sempre, nem a força, nem a vida, nem a fraqueza, nem a riqueza, nem a pobreza, nem as medalhas, nem as derrotas, nem a beleza, a dor ou a tristeza. Um dia tudo vai terminar e, então, começaremos o que será para sempre e sempre.

Vivemos em um mundo híbrido, onde as possibilidades são grandes e dão asas aos homens e onde as impossibilidades nos limitam, nos confrontam e nos fazem lembrar que somos meros homens. Os impossíveis fazem parte da nossa limitação, pois não gostaríamos de envelhecer, nem adoecer, nem experimentar o sofrimento, a dor ou a morte.

Tudo isso mostra a nossa fraqueza, a nossa falência e a nossa dependência de um ser maior, onipotente, que tudo sabe e tudo pode. Quem anda com Jesus Cristo sabe que existe vida eterna, gozo eterno, alegrias eternas e riquezas eternas reservadas, pois ele é Deus. O verdadeiro discípulo de Cristo anuncia o Evangelho aos desesperançados, anima os desistentes e leva os perdidos a crerem no impossível.

Só Deus é Senhor do impossível. Ele faz o ventre estéril conceber, faz um povo fraco e desarmado vencer a guerra, faz muralhas caírem ao som de trombetas, faz caminho no meio do mar, faz água transformar em vinho, faz paralíticos andarem, cegos verem, mortos ressuscitarem, tempestades se acalmarem e demônios se desalojarem. Ele faz cair pão do céu, multiplica pães e peixes e nos enviou o Pão vivo que sacia o faminto e pecador.

Quando olhamos para nós, concordamos que sem fé é impossível agradar a Deus, que é impossível ser salvo pelas próprias obras, que é impossível crer no Evangelho sem o toque de Deus, que é impossível ser salvo sem Jesus, sem seu amor, sem sua morte, sem sua cruz.

O verdadeiro discípulo crê no impossível, pois tem o Deus que opera o impossível, e sabe que seu Redentor vive e que um dia voltará à terra. Muito mais do que apenas crer, o discípulo proclama essa verdade levando os outros a crerem no poder de Deus, através de sua vida, do seu testemunho, da sua transformação, da sua esperança e das suas convicções.

Faça como os amigos do paralítico, que creram no impossível e o levaram a Jesus (Mc 2.3). Seja como Moisés, que crendo no impossível, atravessou o mar vermelho, tirou água da rocha e conduziu o povo de Deus pelo deserto. Faça como o ex-jogador Ray Lewis, que levou seu amigo e campeão olímpico Michael Phelps, desesperançado e desmotivado, a crer no impossível e encontrar o sentido da vida em Jesus Cristo.

A Graça de Deus pode ser vista quando Ele usa a Igreja, Igreja que é formada por pessoas imperfeitas que se abraçam e demonstram fé, compaixão, amor e cuidado, mesmo em meio às lutas.

 

Pr. Eloízio Coelho Alves

Pastor Auxiliar