SENSUALIDADE NA IGREJA: COMO PROCEDER?
As propagandas de perfume, pasta de dentes, sabonete, sapatos, jeans, roupas de casamento, carro, pneus e cerveja (principalmente) declaradamente apelam para a sensualidade. Isso é intencional para criar uma mentalidade a favor de se vestir e viver de modo sensual. Acrescente à lista os filmes, séries, novelas etc.
Diz o ditado popular: “Mostre-me como vestes e eu direi quem tu és”. Falso ou verdadeiro? Bem, é claro que o modo de vestir diz muito sobre uma pessoa, mas não diz tudo, seja para o bem ou para o mal. Porém, é fato que mostramos muuuuuito do que somos pelas vestes, posturas, falas e muitos outros modos.
“Eu tô nem aí com o que tão pensando de mim, sabia?”. Por um lado, isso é correto até certo ponto. É só o Senhor mesmo quem conhece o nosso coração. Esse é um lado. O outro lado é: fomos chamados para realizar as boas obras que Ele preparou para que andássemos nelas. Isso, sem dúvida, inclui as vestimentas.
Deveriam os diáconos, diaconisas e recepcionistas da igreja terem uma fita métrica, ou um pano para emprestar ou falarem com as pessoas que adentram aos cultos: “você não deveria entrar com esta roupa!” ou “quem se veste assim vai perturbar seu irmão que está ao seu lado!”? Deveriam as igrejas definirem uma etiqueta para quem frequenta o culto???
Mulheres que temem ao Senhor deveriam fazer a si mesmas, pelo menos, esta pergunta: Qual o propósito de usar short ou shortinho minúsculo, apertadinho, roupas curtas, roupas justíssimas, decotes instigadores, fendas e transparências para ir aos cultos ou no seu dia a dia? Homens tementes a Cristo deveriam refletir consigo mesmos: que mensagem estou enviando ao exibir fotos sem camisa, ou só de sunga, ao usar calças apertadas e as famosas camisetas “você-já-me-olhou?”?
Todos nós devemos nos perguntar continuamente: será que meu modo de vestir (falar, agir, pensar) honra a Cristo e melhora meu impacto e testemunho como cristão? Pais ou maridos devem ter zelo, cuidado e orientar filhas, filhos e/ou esposas. É o que a Bíblia ensina. Mulheres bondosas, piedosas e sábias devem aconselhar as mais novas também nesse particular, como diz a Bíblia. O ensino bíblico deve ser sempre ministrado de diversas maneiras no ambiente da igreja e em suas diferentes reuniões. A Bíblia ensina que especialmente as mulheres devem se vestir com modéstia e bom senso, para não criar um clima sensual no culto. (I Timóteo 2.9-11).
O assunto é tenso, mas é tratado na Palavra de Deus. Por isso, cada um deve examinar sua Bíblia e fazê-lo com oração, submissão, bom senso e quebrantamento. Decida diante do Senhor se seu guarda-roupas e condutas precisam de uma mudança já!
Aqui não cabe a pose de santarrão ou santarrona fofoqueiro, fofoqueira e murmuradores que, ao verem uma pessoa não tão bem vestida no culto ou na rua, comentam com outros, mas nada dizem à pessoa diretamente, seja para protegê-la e manifestar cuidado amoroso. Disse uma vez nosso falecido pastor Wilson: Todo santarrão e santarrona legalista fedem em algum lugar.
Todos! Sim todos nós! Somos pecadores. E gostamos da sensualidade. Ainda não fomos para o céu. Lutamos contra a carne, o mundo e os desejos de aparecer e ouvir certos comentariozinhos que inflam nossa soberba. Mas recebemos o Espírito Santo. Ele nos guia em como agradar a Cristo. Ele nos orienta no caminho da santidade e do bom testemunho cristão. Confessemos pecados, vaidades e a falta de santidade ao Senhor, e tomemos bons e novos caminhos. Vistamo-nos com modéstia, bom senso e um olhar de santidade para o nosso corpo e também para os irmãos e irmãs. E não nos tornemos tropeço para os que querem vir a Cristo.
Não deixe que o calor diminua o seu pudor.
Pastor Jeremias Pereira | prjeremias@oitavaigreja.com.br