Menu

Pr. Jeremias

SEJA ADORADOR: VIVA COM GENEROSIDADE

Uma das facetas da adoração que anda um pouco esquecida é a generosidade. A palavra grega para comunhão é koinonia. É uma palavra rica. Ela é traduzida por comunhão, comunidade, participação e, também, generosidade. Sem generosidade não há comunidade. O Eterno deseja que sejamos generosos com nosso tempo, energia, dinheiro e recursos em todas as diferentes áreas da vida. Há sete benefícios maravilhosos quando pessoas e igrejas vivem em generosidade:

A generosidade cria comunidade. Onde eu empregar meu tempo, meu dinheiro, esforços e energia, onde eu investir minha vida, este será meu ponto de atração. “Onde estiver seu tesouro, ali estará seu coração”. Se o coração estiver na casa, no trabalho ou no lazer, é lá que você se dedicará ao máximo. O coração é atraído pelo objeto da minha generosidade. Toda vez que eu der algo para Deus, meu coração vai se aproximar dele. Toda vez que eu doar algo ao meu próximo, meu coração se aproximará dele. O ato de contribuir e a generosidade criam comunidade.

A generosidade derrota o materialismo. Vivemos numa cultura materialista. O antídoto para o materialismo – e só há um – é a generosidade. Toda vez que você for generoso terá uma vitória espiritual em seu coração e quebrará a cadeia do materialismo em sua vida. O materialismo lida com ter, ter e ter. Esse é um dos motivos pelos quais os filhos precisam observar os pais contribuindo.

A generosidade fortalece minha fé. Aquilo que você semear, vai colher. Se criticar as pessoas o tempo todo, se for exigente demais, se ficar concentrado em detalhes sem importância, os outros serão críticos com você também. Se fizer fofoca, se for invejoso e ciumento… Você receberá de volta. Se você repartir, receberá de volta em grau maior. Muitas pessoas, mesmo crentes, quando o assunto é dinheiro, agem como ateus. Deus está procurando adoradores. Quando Deus encontra um canal assim, ele diz: “Se você aprender a ser generoso, vou abençoá-lo mais do que pode imaginar”.

A generosidade é um investimento para a eternidade. Não há maior investimento do que o Reino de Deus. Deus paga bons dividendos. Quando você investe tempo, energia e recursos para abençoar sua igreja e outras pessoas, você investe para a eternidade.

A generosidade me recompensa com bênçãos. Deus abençoa aqueles que são generosos. Em Deuteronômio 15.10, Deus diz que vai abençoar você em tudo o que fizer, em tudo o que puser as mãos. Se você quiser que isso aconteça em sua vida, torne-se um doador. Algumas pessoas conseguem confiar em Deus para sua salvação eterna, mas não conseguem confiar suas finanças a ele. Como resultado, perdem muitas bênçãos.

A generosidade produz felicidade. Quando você se tornar uma pessoa generosa, a vida vai se transformar numa aventura porque você vai ver Deus trabalhar por meio de você muitas e muitas vezes. Os que retêm não são felizes. Ficam morrendo de medo de perder o que conquistaram. São inseguros e ansiosos. A pessoa mais feliz é a mais generosa. Seja generoso. Doe seu tempo, recursos, dinheiro, energia, contatos ou seja lá o que for. A generosidade cria milagres. Deus vai usar você, seu GCOI e toda nossa comunidade.

A generosidade me torna mais semelhante a Deus. Deus é doador, generoso. Cada um de nós não teria nada na vida se não fosse pela generosidade do Eterno. Você pode doar sem amor, mas não pode amar sem doar. Veja: a palavra “crer” é usada 270 vezes na Bíblia; “orar”, 371 vezes; Deus deseja que oremos. A palavra “amor” é usada 714 vezes na Bíblia. Deus quer que amemos. Mas a palavra “dar” é usada 2.162 vezes. É porque Deus quer que aprendamos a ser generosos. Quando doamos, o mais importante não é a quantia, mas a atitude do doador. Contudo, glorificaremos a Deus por meio de nossas dádivas generosas e não de esmolas avarentas.

Quais são as atitudes corretas para contribuir e ser generoso?

– Doe conscientemente. Jesus quer que nossa oferta seja significativa e importante. Não dê impulsivamente. Pense, ore e planeje a respeito. Tudo o que é importante em nossa vida deve ser planejado.

– Doe entusiasticamente. Não contribua por culpa, porque tem que dar ou pensando que se não der vai ser atingido por um raio. Contribua porque Deus vai trabalhar em seu coração. Quanto mais você doa, mais entusiasmo vai sentir, sem sombra de dúvida.

– Doe voluntariamente. Não dê sob pressão, assim, Deus não vai abençoar. Deus vai falar ao seu coração. Toda vez que você for desafiado por Deus, é melhor você dar, porque somente ele sabe o que vai fazer em seu coração e por meio de sua dádiva e de sua vida.

E, finalmente, Deus ama a pessoa que dá com alegria. Inúmeras vezes, doar com alegria é um desafio. Doe com alegria, com satisfação. “Deus ama quem doa com alegria”.

(Baseado num texto de Rick Warren)

Pr. Jeremias Pereira • Pastor Titular