Menu

Estudos e artigos

SEGURANÇA PARA A ALMA – PAZ

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (Jo 14.27)

Que início de ano turbulento tem sido esse! Inundações, pandemias, instabilidades… É preciso estar atento em onde firmamos nosso coração. Se o sintonizarmos nos noticiários da TV, é certo que nossas emoções e nossa confiança no futuro serão pessimistas e atribuladas.

Quando Jesus se reuniu no cenáculo com os discípulos para celebrar a última Páscoa, o futuro se mostrava extremamente sombrio. Jesus anunciou sua iminente morte e sabia bem que os acontecimentos que se seguiriam não dariam aos seus discípulos uma vida fácil. Eles seriam igualmente perseguidos, expulsos de suas casas, perderiam tudo e vários seriam mortos. Entretanto, não existe futuro sombrio quando se está na presença de Cristo.

“Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” – Jesus conhece o que se passa dentro de nós. Ele sabe como nossas emoções são construídas e como reagimos aos desafios diários. Ao tratar do temor do coração dos discípulos, Jesus estava dizendo: “eu sei o que vocês estão pensando e sentindo. Sei o que se passa dentro da alma de vocês, mas eu lhes afirmo que há algo além de tudo isso que vocês estão vendo. Confiem em mim!”

“Deixo-vos a minha paz, a minha paz eu vos dou” – No contexto judaico, o termo paz não estava ligado só a uma tranquilidade, a uma ausência de conflitos. A “Shalom”, termo judaico para paz, significava paz de espírito, mas também felicidade, prosperidade tanto física quanto da alma, uma situação de vida que não se relaciona apenas ao que acontece à nossa volta, mas a certeza de que Jesus está acima de qualquer situação momentânea. E se essa paz é dada diretamente por ele, sabemos que não existe nada maior que a impeça de permanecer.

“Não vo-la dou como a dá o mundo” – O mundo tem as suas maneiras de pacificar o coração humano. Alguns buscam paz no dinheiro, na bebida, outros em relacionamentos, outros se isolando. Mas nada disso subsiste diante das provas do tempo, muito menos da eternidade. A Shalom do Senhor Jesus é eterna, irrestrita, incomparável. E como disse o apóstolo: nada pode nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus – nem tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo ou espada (Rm 8.35).

Portanto, se você se assusta com as notícias do momento, não se firme nas previsões de analistas, mas na Palavra de Deus, sabendo que caminhamos não por vista, mas por fé. Como os discípulos presentes naquele discurso, lancemo-nos na perfeita vontade de Deus, esperando dele orientação e provisão necessárias para cada dia. “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.” (Rm 15.13)

Pr. Luís F. Nacif Rocha • Pastor Auxiliar