Menu

Notícias

Santos numa sociedade decadente

 

Vivemos dias de relaxamento e relativização dos valores e princípios morais. O que se ouve e o que se vê é que o errado é certo e o certo é errado. Ao olharmos para a história percebemos que o declínio das sociedades vem ocorrendo sutilmente ao longo dos séculos. Aquilo que há alguns anos víamos ocorrer na Europa e nos causava espanto hoje está inserido na cultura brasileira e aceito como algo natural. Várias são as vozes que afirmam que há um movimento mundial orquestrado para o aniquilamento da ética, da verdade e coerência com vista a instauração do caos.

Não era para nos surpreendermos, pois na Bíblia Sagrada há registros a respeito destes dias. O apóstolo Paulo disse o seguinte: “Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis” (2 Tm 3.1-5). Cristo profetizou “A maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará” (Mt 24.12). Estamos no epicentro da decadência, pois os “últimos dias” são os dias atuais onde eu e você estamos vivendo.

Mas há uma luz no fim do túnel. Apesar da inegável e tangível decadência em que o mundo se encontra, a Bíblia apresenta a saída para o estancamento da decadência global. Deus tem interesse em salvar pecadores, perdoá-los, transformá-los e usá-los onde estão como agentes de transformação. O apóstolo Paulo exorta os cristãos a fazerem diferença no local onde estão: “E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” ( Rm 12.2). O apóstolo Pedro disse o seguinte: “Porém, considerando a santidade daquele que vos convocou, tornai-vos, da mesma maneira, santos em todas as vossas atitudes” (1 Pe 1.15 – Bíblia KJ). Como cristão, você precisa assumir o seu lugar na sociedade, vivendo a santidade em todas as áreas da vida para que as pessoas “vejam as vossas boas obras e glorifiquem a Deus que esta nos céus”. Cada cristão é exortado a “brilhar no meio desta geração corrupta e incrédula” (Fl 2.15). Ao cristão cabe a responsabilidade de tornar todas as suas atitudes santas. Se cada pensamento, palavra e atitude, forem santificados, Deus será glorificado, Satanás será frustrado, a sociedade será impactada, o Evangelho será pregado e os eleitos serão salvos. Tornar-se santo em todas as atitudes é possível a todo aquele que, salvo, mantém-se conectado a Deus por meio da comunhão e obediência à instrução bíblica. É viver para agradar a Deus em vez de viver para si próprio. A busca pela santidade é evidência da salvação! É a resposta!

Uma boa pergunta para você fazer é: “Como seria este mundo se todos fossem iguais a mim?”. Você nada mais é que um livro falando ao mundo sobre seu autor. Quando seguimos a vontade de Deus, o mal não prevalece. Um homem que vive em santidade e é íntegro tem mais poder no silêncio do que um youtuber com milhões de seguidores.

O menino que você foi ficaria contente com o homem que você é? Você foi chamado para crescer em santidade como uma árvore, não como um cogumelo. É impossível influenciar e inspirar permanentemente quando as atitudes não são santas.

 

:: Pr. Roberto Santos
Pastor Auxiliar