S.O.S RIO GRANDE DO SUL

“Ser forte, aguerrido e bravo”. Esse pequeno trecho do hino oficial do Rio Grande do Sul tem servido, como nunca, de inspiração ao seu povo. Os gaúchos foram surpreendidos no fim de abril por intensas e contínuas chuvas, que elevaram o nível dos rios e lagos que cortam o estado. As cheias causaram o transbordamento dessas bacias, o que culminou em alagamentos em 475 municípios. Até o fechamento desta edição (04/06), 172 pessoas haviam morrido, 42 estavam desaparecidas e 806 haviam se ferido, totalizando 2.390.556 afetados. Desde 1941 não acontecia nada semelhante por lá, sendo essa, portanto, a maior tragédia climática da região.

Para além dos números e das estatísticas, as imagens de pessoas se agarrando ao que a água não fora capaz de arrastar, na desesperada tentativa de salvar a própria vida, chocaram o país e o mundo. Casas submersas, comércios completamente destruídos, automóveis boiando, animais ilhados… uma catástrofe. Diante de tanto estrago, porém, uma onda de solidariedade tomou conta do Brasil. Entidades e organizações dos mais distintos segmentos se mobilizaram a fim de angariar recursos para serem enviados às vítimas. A população correspondeu, decidindo enviar, além de valores em dinheiro, alimentos, garrafas de água, roupas, calçados, colchões, roupas de cama, itens de higiene pessoal, brinquedos e muito mais.

Como não poderia ser diferente, a Oitava se tornou um dos pontos oficiais de coleta de donativos em nossa cidade. Pastores, presbíteros, membros de todas as idades, igrejas, empresas e moradores da região do bairro Palmares se envolveram na campanha, que recebeu o nome: S.O.S Rio Grande do Sul. As doações não paravam de chegar. Tanto que foi necessário ser aberto um link de inscrição para que voluntários se cadastrassem para ajudar na triagem dos materiais e no carregamento dos caminhões. O trabalho, que começou durante a semana, atravessou o sábado e o domingo, terminando somente na segunda-feira, 13/05. Ao todo, 70 toneladas arrecadadas e enviadas às famílias afetadas!

Ô, gente boa, que semana intensa, abençoadora e abençoada! Tivemos essa semana de mobilização da Oitava, de várias igrejas, de vários irmãos, de gente fora da igreja… Quero agradecer você, da Oitava; quero agradecer você, que viu um vídeo nosso; e você que ofereceu seu caminhão; você que veio aqui ajudar… E quero agradecer, principalmente, nosso irmão, nosso parceiro, que ofereceu transporte até o Rio Grande do Sul. Foi Deus que usou a sua vida! Por quê? Porque você ofereceu transporte, nós resolvemos fazer essa campanha. Que o Senhor te abençoe demoradamente, e abençoe cada um que participou. Obrigado, Oitava! Obrigado, irmãos!”, agradeceu o Pr. Jeremias Pereira, nosso Pastor Titular.

Devido ao grande volume de material arrecadado, a liderança da Oitava decidiu por paralisar o recebimento das doações e aguardar novas instruções das autoridades locais. O envio de ofertas, entretanto, continua valendo. Foi disponibilizada a chave Pix da Oitava, e todo valor é destinado a duas igrejas da região metropolitana de Porto Alegre: (CNPJ) 21.854.112/0001-80. No momento da transação, é importante identificar para qual delas se pretende destinar a oferta. Portanto, você deve digitar o valor a ser enviado da seguinte forma: R$ XX,01 (Igreja Evangélica Betânia) ou XX,02 (Igreja Cristã em Reforma). Qualquer dúvida, entre em contato com a nossa secretaria, no 31-3449-8600.

Independentemente se você participou ou não da campanha, saiba que suas orações têm muito valor. Se ainda não separou um tempinho para orar pelo povo gaúcho, faça isso agora mesmo. A Oitava segue ligada ao que acontece por lá, acompanhando todas as atualizações, e em constante oração por nossos irmãos. Junte-se a nós! Ore por essas famílias! Confiamos na soberania do nosso Senhor Jesus, apesar de toda e qualquer circunstância. A situação é triste, catastrófica, mas temos a certeza de que Deus permanece no controle de tudo. A Ele toda honra, toda glória, para todo o sempre.