RENOVE-SE COM A VIDA DO ALTO
“Afeiçoai-vos às coisas que são de cima e não às coisas que são da terra.” (Cl 3.2 – Bíblia King James – BKJ)
Uma busca rápida pelos dicionários, a fim de encontrar o verbete “renovar-se”, nos conduzirá a significados interessantes. Os registros de dicionários on-line apresentam expressões como “tornar novo”, “melhorar”, “recomeçar”. Chamou-me a atenção “substituir por coisa melhor”, “exercitar”. Parece-nos mesmo essa ideia do apóstolo Paulo na carta aos Colossenses, 2.20 a 23. Algumas propostas religiosas têm aspectos de novidades, mas não passam de coisas antiquadas, sem valor real ao crescimento e florescimento espiritual que a vida cristã bem nutrida deve buscar, ter e ser.
Veja bem. O problema na igreja de Colossos – uma cidade antiga localizada na região da atual Turquia – tratado por Paulo incluía, além do sincretismo religioso, um forte apelo à filosofia grega, à salvação condicionada a “conhecimentos ocultos” sobre o sagrado. Quanto a isso, o Apóstolo afirma que, em Cristo está todo conhecimento revelado de Deus (c.f Cl 1.15, 26, 27; 2.3, 9). Dessa forma, já se desfaz a proposta falaciosa (falsa) de que, para conhecer os propósitos divinos, não se pode abandonar antigas tradições que se traduzem em “sombra” daquilo que haveria de se revelar e se revelou, a saber Cristo.
Renovar-se não é abrir mão de absolutos da fé. A Bíblia, a exemplo, sempre foi e sempre será a verdade prática do cristianismo. É a regra na qual nossa vida se pauta, se estriba em todos os aspectos. Renovar-se na vida em Cristo é, portanto, aplicar em todos os sentidos a Palavra de Deus ao contexto diário. Paulo se mantém coerente ao que expressa em outras cartas. Na missiva aos Efésios, ele estimula o viver do modo digno da vocação (chamado) recebido da parte de Deus (leia Ef 4.1). Na carta aos Romanos, afirma que mortos para o pecado em Cristo, andamos em “novidade de vida” (leia Rm 6.4). Tudo isso se traduz em renovação. É um novo tempo, é uma nova postura. Novas são todas as coisas quando se encontra Cristo, diria a letra da canção da banda Expresso Luz.
Renovar-se com a vida do alto é evidência da união com Cristo. Essa união se caracteriza também por participar intensamente da identificação com Ele, isto é, a vida cristã de forma prática. Para Paulo, isso é ter a compreensão dos “segredos de Deus” revelados; verdadeiro conhecimento e sabedoria; não ser enganado por “vãs sutilezas”, permanecer unidos e na fé (como corpo de Cristo).
Assim, algumas considerações sobre renovar-se perpassam por uma vida cristã enraizada em Cristo, bem construída e constituída de fundamentos sólidos a partir de Sua Palavra a nós revelada e da consolidação da carreira que propusemos correr. Nesse sentido, aponto que:
1) Gente renovada na vida cristã não se deixa enganar por coisas de um estado primitivo. Experimenta o novo que se renova. Não é persuadida à permanência estagnada por convencimentos falsos (Cl 2.8). Experimenta o crescimento saudável e frutífero da vida unida ao seu Senhor. Está sempre fortalecido e alegre; é grato e esperançoso (Cl 1.10 a 12);
2) Gente renovada é livre de qualquer escravidão do pecado. Não se submete a resquícios das antigas vontades (Cl 2.13); compreende bem o chamado para o novo modo de vida (leia Rm 6). Sabe o que é unir-se a Cristo e viver a certeza da glória que há de manifestar-se nos crentes fiéis (Cl 1.27b; 3.4). Não se entrega à prática de ritos e crenças passadas, cujo preço da condenação que cobravam já foi pago, de uma vez por todas, com o sangue de Cristo na cruz;
3) Quem se renova, se renova pelo processo de aperfeiçoamento de Cristo em nós, obra que se completará (leia Fp 1.6). Essa obra de Cristo precisa ser construída dia após dia no tempo em que experimentamos o que a união com Cristo nos oferece. É nos dizeres de Wayne Grudem, teólogo americano, que encontramos uma boa definição que expressa a união com o Salvador, como “as diversas e distintas relações entre os crentes e Cristo”, por meio das quais aqueles “recebem todos os benefícios da salvação”. Grudem conclui nessa “conceituação” que as relações incluem estar em Cristo, Cristo em nós, nos assemelhar a Cristo e estar com Cristo. É a menção do próprio Senhor no evangelho de João, capítulo 14. Nessa compreensão, renovar-se é algo tido como alvo dos crentes firmes e arraigados;
4) Mente renovada despoja-se das coisas velhas e persegue, avança firme, apressada e dedicadamente para o alvo da soberana vocação, o prêmio que está proposto aos que se entregam ao labor, reconhecendo-se imperfeitos, mas não desinteressados dessa conquista (leia Fp 3.12 a 14).
Por fim, amados irmãos, concluímos que, nesses dias, mais e mais devemos nos apegar a Cristo com toda humildade que nos desvincula da soberba e autossuficiência e lançar-nos na dependência de Cristo (leia Tg 4.6), de sorte que aquilo que é do alto também nos mova (e remova) de toda e qualquer estagnação religiosa, compromissada com preceitos humanos e terrenos, rudimentares, distanciados de Cristo e de seu amor.
GRUDEM, Wayne A. Teologia Sistemática: atual e exaustiva. Tradução de Norio Yamakami, Lucy Yamakami, Luiz A.T. Sayão, Eduardo Pereira e Ferreira. São Paulo: Vida Nova, 1999. 1080p.
– Lic. Edson Gonçalves – Licenciado