Renovação e recuperação
Duas cavernas bíblicas são famosas:
1. A caverna de Elias no Sinai
A caverna do Monte Sinai, onde Elias entrou deprimido, desmotivado e com muito medo, fugindo de Jezabel. Após um encontro com o Senhor, saiu motivado para construir novos tempos (I Rs 19.9-13).
2. A caverna de Adulão
Davi entrou ali porque se escondia e fugia de Saul, que queria matá-lo. Ali, muitas pessoas foram ao seu encontro. Pessoas aflitas, descontentes, desesperadas, desiludidas, endividadas, sem
esperança, e os tornou um exército que lhe concedeu vitórias exponenciais (1 Sm 22.1-2 e I Cr 12). Ao refletir sobre essas duas cavernas na vida de Elias e Davi devemos lembrar:
– Não conseguimos manter tudo ou quase nada sob controle. O Soberano Senhor é quem, de fato, controla tudo.
– A caverna ou as cavernas da vida sempre serão lugares passageiros.
– O Senhor pode transformar os lugares de fuga, medo e dor em oportunidades de renovação e novos começos para jornadas inimagináveis. Aos que passam dias de enfermidade, desemprego,
grandes tensões, abandono, luto, divórcio, esquecido por muitos… Que o Senhor o encoraje e que ouça sua voz, que essa “caverna” se torne a caverna da recuperação, da restauração e marque o início de tempos memoriais.
– Enquanto você está na caverna, não se entregue à autopiedade. Procure ouvir a voz de Deus, saber qual sua vontade. Procure, também, quem possa lhe ajudar e mantenha-se junto de quem pode lhe encorajar com esperança.
– Considere as cavernas como um tempo de preparação. Elias andaria no carro de fogo. Davi se tornaria o maior rei e um dos líderes de maior impacto em toda história do mundo.
Se você considera que o seu primeiro semestre do ano foi mais na caverna… que na Sua Graça o Senhor nos conceda um segundo semestre em que vivamos tempos inesquecíveis de recuperação e de renovação.
Em Cristo.
PR. JEREMIAS PEREIRA