RECONSTRUÇÃO DA VIDA E DA COMUNHÃO COM DEUS
Recomeçar a vida pode parecer desanimador, mas na maioria das vezes o sentimento é de esperança e de grande alegria. Especialmente quando se sai de uma situação ruim que parecia não ter solução de mudança e recomeço.
O livro de Neemias é um testemunho de que não existe situação tão difícil que não possa ser restaurada por Deus. A começar pelo grande muro de Jerusalém, que ficou mais de cem anos destruído e foi reconstruído em apenas 52 dias. Tudo porque Neemias, em oração, entendeu o projeto de Deus por meio de sua vida.
No processo de retorno a Jerusalém, muitos aspectos da vida dos israelitas foram restaurados, mas o principal foi a adoração. Entenderam que não dava para recomeçar a vida sem renovar os votos e a comunhão com o seu Deus.
Os capítulos de 8 a 10 de Neemias vão descrever este quebrantamento coletivo, um retorno de todo o coração ao Deus vivo.
Em Neemias 10, todo o povo se reuniu por seis horas e foi animado pela leitura, explicação e aplicação da Palavra de Deus, e celebraram a Festa dos Tabernáculos, com sete dias de duração. O grande destaque está em Ne 8.10: “… a alegria do Senhor é a vossa força”.
Em Neemias 9, o povo se reuniu novamente e por três horas a Palavra de Deus foi lida e por mais três horas confessaram os seus pecados e adoraram a Deus.
No capítulo 10, a aliança é conscientemente renovada. Agora eles estavam prontos para uma nova e abençoada caminhada. Nos capítulos seguintes, todos os aspectos do culto a Deus foram restaurados.
Quantas áreas da sua vida precisam de restauração? Comece com a restauração mais importante, volte para Deus. Entregue a sua vida a Jesus Cristo!
Pr. Iury Guerhardt – Pastor Auxiliar