Menu

Notícias

QUANDO TUDO VOLTAR AO NORMAL

Foto: Internet

O que era normal para você antes da quarentena? Como era a sua vida antes do Coronavírus (Covid-19) paralisar o mundo? Dar um “stop” em todos os seus planos? O seu “normal” talvez não seja o mesmo “normal” de outra pessoa. E mesmo com tantos “normais”, depois que a quarentena passar, nada será como antes.

Muitas mudanças positivas podem se concretizar após o período da crise. Levantamos algumas delas não apenas como suposições, mas também como grandes motivos de oração para estes dias:

As relações de trabalho mudarão.
Empresas que nunca cogitariam o home office precisaram se adaptar ao período da quarentena. Outros estabelecimentos que não contavam com entrega viram nesta estratégia uma única saída. A relação entre o patrão e o empregador precisou, mais uma vez, renovar e se basear na confiança e na ajuda mútua. O que este ambiente nos trará após o Coronavírus só o tempo dirá, mas muitos postos de trabalho foram perdidos. Será preciso reconstruir com a cooperação de todos.

A higiene pessoal e a saúde pública mudarão.
Se lavar bem as mãos após chegar de um local público, utilizar álcool em gel ou máscaras em locais de grande aglomeração de pessoas era algo incomum no “antes”, pequenos gestos de limpeza e de prevenção serão tidos como costume para a maioria das pessoas. Já viraram hábitos e será muito positivo mantê-los.

A igreja local mudará.
As comunidades também investirão mais em higienização, limpeza e disponibilização do álcool em gel. Mas, principalmente, na valorização do culto público. Como um país livre, a restrição dos encontros causou estranheza, mas no “depois”, será uma grande alegria poder reencontrar os irmãos, visitar e comungar.

Os relacionamentos mudarão.
Casamentos, amizades, pais e filhos, amigos, vizinhos… O distanciamento pode ser desculpa para desmanches e afastamento. Talvez seja a quarentena responsável até mesmo por alguns divórcios. Mas no “depois”, ficar perto tempo demais não será visto como um fardo, agora que já se conhece quem está ali com você. E o contrário também vale, ficar perto de amigos e familiares pelo tempo que for possível será visto com ainda mais valor.

Alguns adiaram planos de viagens, outros o sonho do casamento, da formatura. E muitos, infelizmente, perderam empregos ou familiares e amigos para a doença. Mas uma coisa não se perdeu em meio ao caos: o controle de Deus sobre todas as coisas. E é por isso que colocamos nele nossa esperança, certeza e confiança em um “depois da quarentena” melhor do que antes!

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jr 29.11-13)