Menu

Pr. Jeremias

QUANDO NOSSAS ORAÇÕES NÃO SÃO ATENDIDAS

Eis uma das experiências, bastante comuns, vividas pelos filhos de Deus: Às vezes a pessoa ou família está passando por grandes problemas e aflições que trazem muito sofrimento. Os joelhos se dobram, as mãos se levantam, a voz é elevada ao trono da graça pedindo a Deus: socorro, livramento, resposta e solução. A pessoa não apenas ora em particular, mas reparte com irmãos e irmãs suas dores e pesares e, junto com estes amados companheiros de oração, suplicam o favor do Senhor.

Os dias passam, os meses correm… e por algum motivo as orações não são atendidas, ou concluímos que elas não foram atendidas como desejamos. Nossa tendência, nessas ocasiões, é desanimar, desistir, murmurar, reclamar, choramingar e até mesmo pensar que estamos esquecidos no coração de Deus e excluídos do seu amor e de sua misericórdia.

Paremos um instante. Vamos observar algumas passagens bíblicas. Elas nos ensinam porque, muitas vezes, Deus não atende as nossas orações do jeito que queremos e na rapidez que desejamos. Nosso Senhor Jesus Cristo nos ama e tem propósitos exponenciais por intermédio de nossas lutas, dores e sofrimentos. Muitas vezes entendemos, outras vezes não conseguimos perceber.

Enquanto aguardamos e esperamos sua luz e direção em nossos caminhos, sigamos, perseverantes, constantes, inabaláveis, abundantes na obra do Senhor, confiados em sua soberania, seu amor, sua generosidade, sua misericórdia e sua imensa graça.

1) Deus não nos atende quando há pecados que temos consciência em nossas vidas que estão entristecendo o Espírito Santo.

“Se eu tivesse guardado lugar para o pecado em meu coração, o Senhor nunca teria me ouvido.” (Sl 66.18)

2) Deus não nos atende quando estamos vivendo em desobediência declarada contra a sua Palavra.

“Assim vos falei, mas não ouvistes; antes fostes rebeldes às ordens do Senhor… chorastes perante o SENHOR, porém o SENHOR não vos ouviu.” (Dt 1.43,45)

3) Deus não nos atende quando pedimos com um coração duvidoso e incrédulo quanto a sua bondade, sua soberania e seu amor por nós.

“Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. […] Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa.” (Tg 1.6-7)

4) Deus não nos atende porque não pedimos objetiva, fervorosa e especificamente.

“Nada tendes porque não pedis.” (Tg 4.20)

5) Deus não nos atende porque, muitas vezes, nosso alvo é unicamente ficar livre da dificuldade, sem atentarmos para o fato de que tudo deve concorrer para o louvor do seu nome. Deus está trabalhando em nós e por meio de nós, para que, por nosso intermédio, o testemunho do Evangelho de Cristo seja conhecido e o nome de Cristo seja honrado em todas as nossas situações e circunstâncias.

“Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes nos vossos prazeres.” (Tg 4.3)

6) Deus não nos atende porque o sofrimento pelo qual estamos passando é um instrumento para o nosso crescimento espiritual, para que aprendamos a ter total dependência e confiança nele; e para mostrar aos irmãos e aos não crentes que a graça do Senhor é melhor que a própria vida.

“Foi-me posto um espinho na carne […] Por causa disso, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.” (2 Co 12.7-9)

Pr. Jeremias Pereira · Pastor Titular