PRECISAMOS FALAR SOBRE O SETEMBRO AMARELO

Mês da prevenção ao suicídio é oportunidade para discutir o tema e valorizar a vida.

No dia 10 de setembro é lembrado o Dia Mundial da Prevenção ao suicídio. Mas a importância da data é relevante nos outros 365 dias do calendário (lembrando que 2020 é bissexto). Neste ano, em especial, devido à quarentena imposta pelo coronavírus, o assunto precisa ser ainda mais debatido nas famílias e nas igrejas, com jovens, adultos e idosos.

Uma recente pesquisa divulgada pelo Pine Rest Christian Mental Health Services, um hospital psiquiátrico do Michigan, nos Estados Unidos, revelou que a taxa de suicídios na região estudada pode crescer até 32% durante a pandemia. A alta pode estar relacionada a fatores ligados diretamente à doença, nas consequências socioeconômicas e ainda à soma de outros transtornos mentais pré-existentes.

Apesar disso, não é só durante o período de isolamento que se registram casos do tipo. Embora receba pouco destaque nos noticiários, já que a ética jornalística orienta a não divulgação de casos como forma de prevenir a repetição do comportamento, a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida em todo o mundo, segundo dados da OMS divulgados pelo G1 no ano passado. O número corresponde a 800 mil pessoas por ano.

Os dados assustam, impressionam, mas também alertam para a necessidade da prevenção ao ato. O chamado setembro amarelo é uma ação que acontece desde 2014 com intuito de reduzir estes números, por meio da informação, divulgação da cor amarela e sinalização em pontos turísticos, caminhadas, campanhas midiáticas e muitos debates acerca do tema.

A Oitava apoia o Setembro Amarelo e é a favor da vida. A igreja valoriza a existência e crê na soberania de Deus, que tem todo o poder para curar e aliviar as dores causadas pelo pecado no mundo. “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10.10).

A PREVENÇÃO É POSSÍVEL
A principal pauta do movimento é o diálogo. É preciso acolher e conversar para evitar possíveis casos de suicídio. Abaixo, alguns passos que podem te ajudar a contribuir para a melhora do estado emocional de uma pessoa que sofre com pensamentos suicidas:

• Observe o comportamento;
• Chame para conversar;
• Ouça o que a pessoa tem a dizer;
• Seja empático;
• Destaque a importância dela em sua vida;
• Não julgue;
• Aponte possíveis soluções;
• Ore com e pela pessoa;
• Encaminhe para um profissional da saúde.

Uma única ação pode ser o divisor de águas na vida de uma pessoa e interferir em uma importante decisão de manter e prezar pela vida.

VOCÊ NÃO PRECISA DESISTIR!
Se deseja conversar sobre o assunto, agende um atendimento pastoral e receba uma oração e um aconselhamento. Ligue para a secretaria da Oitava: 3449-8600 ou clique aqui. Sua vida é muito preciosa. Conte conosco!

O SUICIDA VAI PARA O CÉU?
Muito se discute a respeito da salvação daqueles que cometem suicídio. Os Pastores Jeremias Pereira e Hernandes Dias Lopes falaram sobre este assunto no Programa Sala de Prosa, explicando sobre o plano de Deus para a salvação do perdido e as dores que podem levar uma pessoa a este triste fim. Se algum familiar ou amigo próximo passou por isso ou se até mesmo você já pensou em dar fim à sua vida, clique aqui para assistir ao vídeo. Sua vida será abençoada!