Menu

Estudos e artigos

PRATICANDO O AMOR DE CRISTO

O VERDADEIRO AMOR SE MANIFESTA EM ATITUDES

1 Jo 3.11-24 

“Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade”. (1 Jo 3.18)

“Falar é fácil, difícil é fazer”. Já ouviu alguém dizer isso? Quem sabe, poderíamos fazer uma paráfrase e dizer: “falar que ama é fácil, quero ver se as atitudes comprovam este amor”! O apóstolo advertiu aos filhos de Deus a agirem com amor não só da boca para fora, mas que demonstrassem amor por meio de atitudes de acolhimento, da ajuda ao necessitado e que desgastassem a própria vida em prol dos irmãos.

Todos sabemos que devemos amar, esta é uma mensagem que até pode soar maçante para nós, pois já ouvimos tantas vezes que já estamos aptos a ensinar sobre o assunto. Só que para ensinar sobre o amor, a base do conhecimento não pode ser teórica, deve ser prática. Um assunto só é realmente assimilado quando ele é colocado em prática. Então, é impossível eu não perguntar: você tem vivido o amor ou só o conhece de ouvir falar? Você já se dedicou intensamente a outras pessoas?

O amor só pode ser experimentado por meio de relacionamentos, e quem por medo de se machucar, se fechou, impediu a maior e mais feliz experiência da vida. O amor vem de Deus, Deus é amor e por amor enviou a Jesus Cristo.

Em 1Jo 3.11-24, ao falar sobre o amor, o apóstolo também fala sobre o ódio. E afirma que se alguém odeia, é um assassino. Assim, tanto o amor quanto o ódio apresentarão as suas faces em obras, palavras e atitudes. O amor acolhe, o ódio repele; o amor ajuda, o ódio atrapalha; o amor levanta, o ódio abate; o amor se entrega, o ódio se fecha; o amor é bom, o ódio é mau; o amor gera vida, o ódio gera a morte.

João não poderia ter usado uma analogia mais poderosa do que a registrada no versículo 16: “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos” (1 João 3.16). Imitemos o mestre Jesus e usemos a nossa vida para abençoar, salvar e amar. Amemos de fato e de verdade, em intenções e ações!

Em Cristo,

Pr. Iury Guerhardt – Pastor Auxiliar