Menu

Estudos e artigos

PRATICANDO A HOSPITALIDADE

“Ajudem a suprir as necessidades dos santos. Pratiquem a hospitalidade.”
Romanos 12:13 

  

A prática da hospitalidade é uma das mais antigas ordenanças que Deus estabeleceu para o seu povo cumprir. Logo no começo da Bíblia encontramos um mandamento orientando ao povo de Deus a cuidar dos estrangeiros 

Tratem o estrangeiro que peregrina entre vocês como tratam quem é natural da terra; amem o estrangeiro como amam a vocês mesmos, pois vocês foram estrangeiros na terra do Egito. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês. – Levítico 19:34                                                                                                                                                                           

Essa ordenança tinha como propósito treinar o coração de cada pessoa nesse desafio de acolher e prover abrigo, cuidado e segurança a outros que não são da sua própria casa. Para isso, o anfitrião deveria demonstrar uma boa dose de generosidade, pois teria que partilhar dos seus recursos, mesmo que esses fossem limitados. Oferecer o melhor alimento e acomodação disponíveis era um sinal de honra e respeito ao visitante 

De certa forma, a hospitalidade era uma prática muito comum nos tempos antigos. Receber viajantes e oferecer-lhes comida, abrigo e proteção era como que uma responsabilidade coletiva, uma maneira de garantir que todos os membros da comunidade, bem como os visitantes, estivessem seguros e cuidados 

O ensino sobre a hospitalidade também é farto no Novo Testamento. O chamado ao acolhimento mútuo é uma prerrogativa para cada cristão, independentemente da sua condição social. A carta aos Hebreus ensina que essa prática deve ser estendida a todas as pessoas, as que são conhecidas e as estranhas, as da mesma família ou as que não temos nenhuma relação: “Não se esqueçam da hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos” (Hebreus 13:2). Fazer dessa maneira é uma demonstração de que realmente estamos caminhando no discipulado de Cristo, pois isso exige um amor sacrificial em favor de um estranho. 

Evidentemente, a prática da hospitalidade não está restrita a apenas abrir as nossas casas para receber outras pessoas. Precisamos primeiro abrir os nossos próprios corações e permitir que o amor de Cristo nos conceda a disposição de sacrificar nossos bens pelo bem dos outros. Nossas motivações e o nosso desejo de acolher precisam ser transformados pelo Evangelho, para que nossos corações se abram, nossas casas se abram, nossos braços se abram, nossos bolsos se abram… 

Por que devemos praticar a hospitalidade hoje? 

  1. Porque Deus é primeiro hospitaleiro: ao criar a terra Deus nos deu de presente uma linda casa. O Jardim do Éden estava pronto para receber o homem e a mulher. Aquele era um lugar em que eles poderiam desenvolver suas vidas de maneira plena.

  2. Porque fomos acolhidos em Cristo: a Bíblia diz que todos nós éramos estrangeiros, estávamos de fora da aliança com Deus, não fazíamos parte do seu povo. Mas, por causa da obra de Cristo, fomos aceitos na família de Deus e nos tornamos “nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus” (1Pe 2:9). E não apenas isso, agora somos chamados de filhos de Deus e herdeiros de todas as promessas que Ele fez para o seu povo.
  3. Porque é uma maneira de demonstrar a fé na prática: quando somos desafiados a partilhar os nossos recursos e bens com outras pessoas, especialmente aquelas pessoas que não poderão nos retribuir, estamos manifestando a nossa fé de maneira concreta e real, um amor verdadeiramente altruísta em favor de um estranho necessitado. O Senhor Jesus disse que seríamos conhecidos como seus discípulos quando demonstrássemos amor uns aos outros (João 13:35).

  4. Porque ao acolher o estranho estamos recebendo o próprio Cristo: O Senhor ensinou que todas as vezes que acolhemos um forasteiro, estamos acolhendo o próprio Cristo (Mateus 25:35; 43). A prática da hospitalidade é uma maneira de acolhermos ao Senhor Jesus quando recebemos diversas pessoas em nossas casas.
  5. Porque é uma oportunidade para crescermos em comunhão e unidade: A hospitalidade ajuda a construir e fortalecer os laços dentro da comunidade cristã e além dela. Ao abrirmos as nossas casas para receber uma célula ou um grupo de irmãos e amigos, temos a chance de partilhar os dons espirituais entre os membros da igreja e com os outros. Isso certamente irá gerar um ambiente de unidade e comunhão. 

Abra o seu coração para a hospitalidade! Seja um verdadeiro discípulo de Cristo que está disposto a acolher o estranho, o diferente, o esquisito e aproveite cada oportunidade de relacionamento com outras pessoas para manifestar o amor de Deus.  

Faça isso na igreja, tome a iniciativa de se aproximar de alguém e oferecer uma oração. Faça isso na sua casa, abra as portas da sua casa para os irmãos e para os não cristãos. Faça isso em cada relacionamento no seu dia a dia. Assim como Cristo nos acolheu na família da fé, também devemos praticar a hospitalidade uns aos outros. Que o Senhor Jesus te abençoe ricamente! 

  • Pr. Adelchi Rangel – Pastor Auxiliar