Menu

Notícias

POR QUE SE CASAR?

Qualquer marido e mulher em um casamento feliz e bem-sucedido lhe dirá que o casamento deles está longe de ser perfeito. Mas isso não significa que não possamos honrar e glorificar a Deus por meio de nosso casamento. 1 Coríntios 10.31 nos diz: “Portanto, se você come ou bebe, ou o que quer que faça, faça tudo para a glória de Deus”.

O casamento pode não estar nem perto da categoria de comer ou beber, mas o que Paulo quer nos dizer aqui é que tudo foi feito para dar glória a Deus, até nossos relacionamentos.

Qualquer casal que busque a glória e a honra de Deus em primeiro lugar quase sempre terá a certeza de que um grande casamento não é perfeito, mas pode ser agradável e honrar a Deus.

Como cristãos, sabemos que a aplicação dos princípios bíblicos ao casamento nos dará uma base mais forte do que a dos nossos amigos e vizinhos incrédulos. Certamente sabemos disso, mas o que estamos fazendo?

Em vez de perguntar por que temos lutas em primeiro lugar, a questão mais importante é como lidamos com elas. Como podemos usar os desafios, alegrias, lutas e celebrações do casamento para nos aproximar de Deus?

Relacionamento centrado em Cristo

“Temos que parar de projetar no casamento o que Deus nunca o planejou para dar – felicidade perfeita, vida livre de conflitos e obsessão idólatra”.

Podemos apreciar que Deus planejou o casamento para fornecer: parceria, intimidade espiritual e a capacidade de buscar a Deus – juntos.

Então, qual o equívoco mais comum que os cristãos têm sobre o casamento?

“Encontrar uma ‘alma gêmea’ – alguém que nos complete”. O problema de procurar outro humano para nos completar é que, espiritualmente falando, é idolatria. Devemos encontrar em Deus nosso cumprimento e propósito. Se esperamos que nosso cônjuge seja ‘Deus’ para nós, ele ou ela irá falhar todos os dias. Ninguém pode atender a essas expectativas.

Todo mundo tem dias ruins, grita com seu cônjuge ou é totalmente egoísta. Apesar dessas imperfeições, Deus criou o esposo e a esposa para orientar um ao outro em sua direção.

O casamento é uma união centrada no outro

É fácil ver porque Deus projetou uma união centrada nos outros para um mundo centrado em mim. Viver dessa maneira é um desafio quando as contas se acumulam, a comunicação é interrompida e você fica irritado com seu marido ou esposa. Nesses dias é preciso alguns lembretes para aliviar a tensão:

  1. Deus criou o casamento como uma parceria leal entre um homem e uma mulher.
  2. O casamento é a base mais firme para a construção de uma família.
  3. O casamento reflete o relacionamento da aliança de Deus com seu povo.

Esses pontos demonstram que os propósitos de Deus para o casamento vão muito além da felicidade pessoal. Deus não criou o casamento apenas para nos dar um meio agradável de repovoar o mundo e fornecer uma instituição social estável para criar filhos.

Além disso, ele plantou o casamento entre os seres humanos como mais uma placa indicando a sua própria existência eterna e espiritual.

Servindo seu cônjuge

De hábitos irritantes a questões pesadas que parecem impossíveis de resolver, não é fácil amar o cônjuge durante os tempos difíceis. Mas as mesmas lutas que nos separam também lançam luz sobre o que valorizamos no casamento.

Se a felicidade é o nosso objetivo principal, nos divorciamos assim que a felicidade parece diminuir. Se receber amor é nosso objetivo principal, despejaremos nosso cônjuge assim que parecer menos atento. Mas se nos casarmos para a glória de Deus, modelar seu amor e compromisso com nossos filhos e revelar seu testemunho ao mundo, o divórcio não fará sentido.

  1. Concentre-se nos pontos fortes do seu cônjuge e não nas fraquezas dele. Incentive, em vez de criticar.
  2. Ore pelo seu cônjuge em vez de fofocar sobre ele.
  3. Aprenda e viva o que Cristo ensina sobre como se relacionar e amar os outros. O casamento não é apenas dele e por meio dele, é também para ele.

O casamento é designado por Deus para mostrar sua glória de uma maneira que nenhum outro evento ou instituição faz.

Com um relacionamento centrado em Cristo, uma atitude centrada no outro e um compromisso inabalável de fazêlo funcionar, seu casamento pode florescer – assim como Deus designou.

Pr. Roberto Santos · Pastor Auxiliar