Menu

Notícias

POR QUE PARTICIPAR DO CPL?

Em 2019, participei do meu primeiro CPL (Congresso de Pastores e Líderes). Até então era algo desconhecido para mim, pensava que seria mais um congresso com inúmeras palestras, mas fui surpreendida. O CPL vai muito além, pois não são apenas sermões para alimentar a alma; são dias de cuidado e zelo com a vida do líder. Cuidado espiritual, emocional e físico. 

Vi muitos líderes cansados, sobrecarregados e doentes saindo de lá animados e com vários novos projetos em mente para as suas igrejas, com receitas e encaminhamento médico em mãos, com roupas e livros novos, com cabelo cortado e tratado. 

São dias de trocas de experiências, conhecimento, aprendizado e comunhão. E ainda tem mais: isso não se limita à Oitava e seus líderes, tudo é para o Reino de Deus. Lideranças de várias denominações se unem para cuidar, serem cuidadas e proclamar o Evangelho. 

Em 2023 foi realizado o CPL Sertão. Aconteceu em Brotas de Macaúbas, um pequeno município no interior da Bahia, com pouco mais de dez mil habitantes, há 613 km da capital Salvador. Uma cidade que tinha tudo para ser esquecida, ser só mais uma cidadezinha abandonada. Mas não foi (esquecida) e não é (abandonada). 

Esse lugar foi escolhido pelo Senhor para ser cuidado por meio do COMIPRES (Conselho Missionário Presbiteriano para Evangelização no Sertão), que, apoiado pelo Instituto Ames, Junta de Missões Nacionais e o Instituto Água Viva, realiza trabalhos sociais, além de levar o Evangelho para essa e outras cidades vizinhas. 

A Oitava, como parceira na evangelização do mundo, desafiou o COMIPRES para que o CPL Sertão fosse realizado nessa região. O evento aconteceu nos dias 30 e 31 de maio e 1° de junho, com a participação de aproximadamente 180 líderes, em sua maioria missionários que servem ali por perto. 

Nesses dias, contamos com a presença do Dr. Roberto Aylmer, que falou sobre a saúde emocional do líder, e de parte da equipe pastoral da Oitava (Pr. Jeremias Pereira, Pr. Israel Abreu, Pr. Eduardo Borges e Pr. Tiago Torres), que ministraram oficinas e palavras de encorajamento para os congressistas presentes. 

Além dos pastores, também participaram o Pb. Lucas Davi, que auxiliou na organização, e eu, Luciana Mara, como representante da comunicação e responsável pelo registro audiovisual de todo o evento. 

Desde que fiquei sabendo da realização deste CPL, surgiu em meu coração um grande desejo de participar; mas por questões de logística, a única forma de ir seria a trabalho. Então, me candidatei, e assim aconteceu. 

Desde que escolhi minha profissão, disse ao Senhor que queria servi-lo com a formação que Ele me deu, e assim tem sido. Fui com meu coração alegre, não somente para cumprir meu trabalho, mas para servir e fazer tudo aquilo que fosse necessário. E gostaria de compartilhar um pouco (ou melhor, o muito) do que vivi nesses dias. 

Há alguns meses, passei por uma situação pessoal que acabou resultando em uma depressão, e estou vivendo um processo chamado de estresse pós-traumático. Busquei ajuda profissional e estou em tratamento. Mesmo diante disso, não deixei de fazer aquilo que o Senhor me confiou, que é servir e cuidar do próximo. Mas como cuidar de alguém se você próprio não está bem?  

Eu também precisava ser cuidada, mas não percebia isso e sempre priorizava o outro. Minha dor foi aumentando, e a luz no fim do túnel parecia cada vez mais distante. Até que Deus me levou para Brotas de Macaúbas. Sim, mais de mil quilômetros de distância de Belo Horizonte, para que eu recebesse o cuidado que Ele tinha preparado para mim. 

Desde o momento que saímos para o aeroporto até o retorno, vi o cuidado de Deus em tudo, nos mínimos detalhes. Coisas aparentemente simples, como ter alguém para carregar a minha mala, oferecer um lugar para eu me sentar, pagar um sorvete, ter alguém o tempo todo me perguntando se eu estava bem e se precisava de alguma coisa, fizeram toda diferença! Me senti amada e carregada no colo pelo Senhor. 

Foram dias desafiadores e de muito trabalho, mas de refrigério para a minha alma. Ouvir o Dr. Roberto Aylmer falando sobre cura foi exponencial, foi tudo o que eu precisava ouvir. Senti como se estivesse apenas eu e Deus naquele lugar, e Ele tratando as feridas que ainda estavam abertas. 

Agradeço ao Senhor e à Oitava, por ser uma igreja tão acolhedora e que se importa com o próximo. 

———————————————————————————————————–

Já iniciamos a contagem regressiva para o CPL Brasil 2023, realizado anualmente em nossa sede: Rua Nestor Soares de Melo, nº 15, bairro Palmares – Belo Horizonte, MG. O evento ocorrerá entre os dias 18 e 21 de setembro, e abordaremos o tema: Conquiste, o Senhor já nos deu essa terra. 

Acesse: cpl.org.br, confira toda a programação e, claro, garanta sua vaga!