Menu

Estudos e artigos

POR QUE DEVEMOS ESTUDAR A BÍBLIA?

Que a Bíblia é a “Palavra de Deus” você já sabe. Mas você já parou para refletir sobre o que isso de fato significa? Consiste que Deus inspirou cada um dos livros contidos na Bíblia, e, por meio deles, Ele se revela. Na verdade, toda a natureza evidencia a glória e a existência de Deus, (Salmo 19.1), porém as Escrituras apontam quem Ele é, qual a Sua vontade para as nossas vidas e o conhecimento verdadeiro a respeito da nossa condição espiritual e a solução do Senhor para a nossa salvação. Só aí temos motivos suficientes para estudar a Bíblia, concorda?

Mas olha o que a própria Palavra diz: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3.16-17). Como cristãos, não podemos deixar de lado a fonte dessas instruções para a nossa vida, não é mesmo?

Além de tudo isso, consideramos a Bíblia como nossa única regra de fé e prática. Isso diz respeito ao que cremos sobre a vida, Deus e tudo mais. Delimita e diferencia a nossa crença das demais. Ou seja, é fundamental.

Pense também o quão precioso é termos por escrito tudo isso, principalmente para não sermos enganados por outrem. Afinal, quantos por aí dizem mentiras e têm percepções equivocadas sobre Deus?! Que bênção termos a revelação divina em nossas mãos e podermos assim conhecer pessoalmente nosso Deus pessoal. Aprender a história de Deus com a humanidade, testemunhar a maravilha da Criação, a tristeza da Queda e a alegria da redenção. Entender toda a beleza do Evangelho e o que Senhor Jesus fez por nós. Portanto, mais que estudá-la, entendê-la e crer nela, devemos obedecê-la!

Marianna Bortolini – Professora da EBT