Estudos e artigos

PERSEVERANTES NA NOVA VIDA

I Pe 2.11; 3.1-12

“Queridos irmãos, vocês são apenas estrangeiros e peregrinos aqui na terra. Por isso, eu lhes suplico que se afastem dos prazeres carnais deste mundo, pois eles lutam contra suas próprias almas.” (1 Pe 2.11)

Quem você considera ser o seu maior inimigo na caminhada da vida cristã? Alguns podem supor que seja o diabo e, de fato, ele é um adversário sagaz que continua tentando derrubar os crentes. Outros podem dizer que as tentações do mundo com o seu estilo de vida fácil e barato, suas ideologias atraentes e seus sistemas fraudulentos é que constituem seus verdadeiros inimigos. Existem aqueles que têm medo da morte, e há quem diga ser tentado pela tríade dinheiro, poder e sexo… Mas todas essas forças já foram vencidas pelo nosso Senhor Jesus, de sorte que nem o diabo com todos os seus demônios, nem este mundo caído com todas as suas seduções efêmeras; nem a morte ou qualquer outra coisa são, de fato, os nossos verdadeiros inimigos. O inimigo nosso de cada dia é a nossa própria velha natureza caida. Como diria Brennan Manning, “O impostor que vive em mim”.

O discipulado custa caro. Se por um lado recebemos a salvação de graça, sem nenhum esforço nosso, o caminho da santificação requer muito esforço da nossa parte. O Senhor Jesus disse: “Então ele disse a todos: ‘Aquele que quiser me seguir, deve pôr de lado seus próprios desejos e carregar sua cruz cada dia, e me acompanhar!’” (Lc 9.23).

Precisamos reconhecer que não sabemos o tamanho do estrago que o pecado original fez na nossa natureza. O ser humano, afastado de Deus, é capaz de realizar os piores atos de crueldade já imaginados. Isto é o que chamamos de Depravação Total. Por isso, caro cristão, não brinque com os seus desejos carnais. Vença as suas tentações e compulsões no poder do Espírito Santo.

O estilo de vida de alguém que verdadeiramente nasceu de novo deve ser de constante luta contra o pecado. Se precisar de ajuda, saiba que pode contar com outros peregrinos nesta caminhada de santidade. Como alguém já disse: confesse suas tentações para não precisar confessar os seus pecados. Persevere na nova vida!

Pr. Adelchi Rangel • Pastor Auxiliar