Menu

Notícias

PERIGOS DA QUARENTENA

Pandemia: “Doença infecciosa e contagiosa que se espalha muito rapidamente e acaba por atingir uma região inteira, um país, continente, etc.”

Parece pedaço de bula de remédio ou de roteiro de filme apocalíptico. Parece tudo, menos a nossa realidade atual. Às vezes a realidade a ser encarada é muito difícil para muita gente. De fato, “realizar” um luto, uma perda ou um fator externo que tire sua rotina pode ser muito difícil. Mudanças, divórcios, hábitos de saúde. Tudo a princípio pode ser negado, ignorado ou até mesmo combatido. Entre isolacionistas e negacionistas, ninguém quer desesperar só!

Em meio à pandemia, veio outro termo: quarentena! “Período, originariamente de quarenta dias, de detenção ou isolamento, imposto a navios, pessoas ou animais procedentes de portos onde há doenças contagiosas.”* E aí está o ponto. Fale a verdade, fomos pegos de surpresa, ou nem tanto. Já havia o surto de Coronavírus em meio a maior festa de rua do mundo, que acontece no Brasil, o Carnaval. E você, cidadão saudável, ou quase, foi colocado de quarentena sem escolha.

Daí vem nosso problema. A realização. Para um grupo, besteira, para outros, necessário, e se possível, compulsório. O problema parte da dificuldade entre a necessidade do isolamento e da realidade de não poder “ficar em casa”. Quem disse isso primeiro mesmo? A verdade é que a quarentena é eficaz e nos auxilia para não encharcar o sistema de saúde. Com a quarentena vêm outros problemas e é nisto que preciso focar: Higiene, isolamento, distanciamento social, são demais fatores que seguem a quarentena. Saúde física, alimentação saudável, sol, e… saúde mental.

Para nós, ovelhas do bom Pastor, a saúde mental inicia pela Espiritual. Seja em qual ponto do “advento” estejamos, saber que Jesus governa tudo deve nos trazer paz. Lembrarmos que a história está nas mãos do criador e, seja com quarentena ou lockdown, o céu sempre estará aberto com livre acesso para os filhos de Deus. Nós podemos estar isolados por causa do Corona, mas Jesus não nos deixa só, pois ele tem a coroa do Trono.

Pr. Bruno Barroso
Pastor Auxiliar

* https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/quarentena