PERFIL DO CIDADÃO DO REINO DOS CÉUS
“Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo?” (Sl 15.1)
O autor deste Salmo é o rei Davi, homem disposto a obedecer a Deus e a viver para a glória Dele. Apesar de ser um diálogo entre ele e Deus, o Salmo tem a intenção de nos levar a refletir sobre o que se espera daquele que deseja viver na presença de Deus.
Ao responder a pergunta do versículo um, Davi faz uma lista de qualidades. São elas:
- Íntegra em sua conduta;
- Justa em suas decisões e avaliações;
- Verdadeira em tudo o que diz;
- Ponderada – não fala mal de ninguém;
- Benigna – não prejudica o próximo;
- Fiel – não participa de calúnias;
- Julga corretamente ou reprova o ímpio em sua impiedade e louva o justo em sua justiça;
- Honra a sua palavra, mesmo que haja dano pessoal;
- Não é gananciosa e nem exploradora.
Por fim, no versículo cinco, ele diz: “Quem deste modo procede não será jamais abalado”. Não há dúvidas de que este Salmo apresenta para nós princípios eternos de conduta moral. Ou seja, Deus deseja que todas as gerações vivam de acordo com os princípios acima.
Mas quem observa perfeitamente todos os princípios acima? Absolutamente ninguém. Em algum momento da vida iremos nos deparar com as nossas limitações humanas manchadas pelo pecado e, infelizmente, agiremos da pior maneira, contrário ao esperado de nós.
Por isso, estamos convencidos de que é impossível permanecermos na presença de Deus com os nossos próprios méritos, a nossa força de vontade não será suficientemente forte para nos manter 100% obedientes.
É neste momento que é necessário fazermos a ponte para o Novo Testamento e para a obra de Cristo. Jesus é o cumpridor do versículo cinco, a Sua obediência a Deus é perfeita e, por isso, Ele não pode ser abalado. Assim, quando colocamos a nossa fé em Cristo e Nele estamos fundamentados, toda a Sua obediência e Seus méritos são aplicados a nós e, dessa maneira, também não podemos ser abalados. Na verdade, com Ele, somos mais que vencedores, perfeitos, santos, aptos para viver na presença d’Ele.
E já que a bênção e o Espírito de Deus estão sobre nós, agora estamos aptos a viver os princípios listados por Davi, pois temos a capacitação do Espírito Santo que nos encoraja, fortalece e ensina.
Quer ser um cidadão do Reino dos Céus? Creia em Jesus Cristo e entregue a sua vida inteiramente a Ele.
Pr. Iury Guerhardt ∙ Pastor Auxiliar