PEQUENAS AÇÕES PARA SALVAR O MEIO AMBIENTE
“A ARDENTE EXPECTATIVA DA CRIAÇÃO AGUARDA A REVELAÇÃO DOS FILHOS DE DEUS. POIS A CRIAÇÃO ESTÁ SUJEITA À VAIDADE, NÃO VOLUNTARIAMENTE, MAS POR CAUSA DAQUELE QUE A SUJEITOU, NA ESPERANÇA DE QUE A PRÓPRIA CRIAÇÃO SERÁ REDIMIDA DO CATIVEIRO DA CORRUPÇÃO, PARA A LIBERDADE DA GLÓRIA DOS FILHOS DE DEUS. PORQUE SABEMOS QUE TODA A CRIAÇÃO, A UM SÓ TEMPO, GEME E SUPORTA ANGÚSTIAS ATÉ AGORA.” (RM 8.19-22)
Queimadas, animais mortos, matas inteiras ou grandes porções de biomas reduzidas a cinzas. As fortes imagens dos incêndios no Pantanal e na Amazônia, das reservas na Califórnia, ou em Parques Estaduais de Minas são desoladoras.
Segundo dados do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Brasil é o primeiro país da América Latina no número de focos de incêndio em 2020. Até o momento, são 147.279 casos registrados. Em comparação com o ano passado, já há uma alta de 8%. A maior incidência de casos acontece na Amazônia.
As consequências locais são desastrosas, como a morte de milhares de animais e espécies de plantas, além da perda de nascentes e rios. E por mais que os casos aconteçam longe dos grandes centros, as selvas de pedra também sofrem os efeitos das queimadas, com nuvens de fumaça e chuvas pretas, como ocorreu em cidades do sul do Brasil e de São Paulo, além da alta nas temperaturas.
Há grupos trabalhando no combate às chamas, ONGs de atuação direta nos locais e arrecadação de recursos para colaborar com as ações. Mas o grande desafio é fazer com que toda a população, mesmo as mais longínquas, se envolva na preservação da natureza a partir de simples condutas diárias.
Como, então, contribuir com pequenas ações para o cuidado do nosso planeta? Listamos algumas dicas práticas para o seu dia a dia:
- Leve sua sacola sustentável ou caixa de papelão ao fazer compras;
- Ao percorrer distâncias curtas, dê preferência à caminhada ou bicicleta;
- Ofereça carona ao se deslocar para a mesma região que seus amigos;
- Sempre que possível, utilize o transporte público;
- Dê preferência a alimentos naturais;
- Escolha produtos com embalagens recicláveis;
- Não utilize descartáveis;
- Reaproveite caixas;
- Doe papelões e garrafas para catadores;
- Utilize a água com sabedoria.
Com simples mudanças de hábitos em cada família, um grande impacto pode ser sentido nos bairros, nas cidades, no país e em todo o mundo. Como cristãos, há uma grande responsabilidade na preservação da maravilhosa criação de Deus, que também espera por redenção e sofre os males deste mundo. Você está disposto a colaborar?
“Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas.” (Rm 1.20)