Menu

Estudos e artigos

PENHOR – A GARANTIA DO ESPÍRITO SANTO

O apóstolo Paulo, em sua carta aos Efésios, afirma que fomos escolhidos por Deus desde antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis. Deus afirma em sua Palavra que nos escolheu e nos adotou por filhos unicamente por sua graça. Não se trata de méritos nossos, pois estávamos mortos em nossos delitos e pecados, e um morto não pode escolher e nem opinar em nada. A nossa salvação aponta unicamente para o amor incondicional e a graça maravilhosa de nosso Eterno Deus.

Uma pergunta que me acompanhou por muito tempo foi: “como pode alguém que está morto em seus delitos e pecados olhar para Jesus e crer nele? Um morto pode decidir alguma coisa?”. Levei um tempo para entender que não. Um morto não pode decidir nada no âmbito de sua morte. A verdade é que não fomos nós quem buscamos ao Senhor Jesus, foi ele quem nos buscou primeiro, aleluia! (Jo 15.16). Ele nos amou primeiro e também começou a boa obra em nós pelo seu Santo Espírito.

A Palavra de Deus nos diz que a fé é dom de Deus, logo, para alguém crer no Senhor Jesus é preciso receber de Deus essa graça. Em termos práticos, no dia em que você creu em Jesus Cristo, o Espírito Santo entrou em seu coração e começou a obra de vivificação. Você, que estava morto espiritualmente, só acordou para a vida por causa da ação vivificadora do Espírito. Ele habilitou você a crer em Jesus Cristo e confessá-lo como Senhor.

A Escritura afirma que o Espírito Santo é o Selo de Deus em nós e também o seu Penhor: “…em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória” (Ef. 1.13-14). Deus colocou em nós a sua marca (selo), quando o seu Espírito passou a habitar em nós. Como se não bastasse, Deus afirma ainda que o seu Espírito em nós é o penhor da nossa herança, ou seja, a garantia de que Deus irá finalmente cumprir em nós a sua promessa de salvação eterna.

É maravilhoso saber que Deus passou a fazer morada em nós pelo seu Santo Espírito, como garantia do cumprimento de sua eterna promessa de redenção efetuada por Jesus Cristo na Cruz do Calvário, e, além de tudo, nos leva a perseverar nesta tão bendita fé que nos foi dada para a salvação. “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6).

Pr. Eloízio Coelho • Pastor Auxiliar