Menu

Pr. Jeremias

PARTICIPE DA POLÍTICA

voteUm cristão sabe que aos planos do Senhor nenhum governo pode se opor ou contrariar. A política é apenas um método que o Senhor usa para realizar Sua Santa e Soberana Vontade. Muitos homens e mulheres maus e de valores contrários à Palavra de Deus usam e abusam do poder político com uma intenção maligna. Entretanto, nossas vidas e nossas circunstâncias estão nas mãos do Senhor e Ele trabalha em cada aspecto da vida para completar o plano da salvação e para a manifestação do Senhor Jesus em sua gloriosa segunda vinda. É o Senhor quem “remove reis e estabelece reis” (Daniel 2.21) porque o “Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens; e o dá a quem quer” (Daniel 4.17).

De acordo com as Escrituras, nenhum tipo de governo humano pode estabelecer a paz duradoura. Também, o voto não reforma o mundo pagão de suas práticas idólatras, imorais e corruptas de governo. A transformação é pessoal e de influências estruturais a partir do novo nascimento operado pelo Espírito Santo.

O propósito de um governo, de acordo com as Escrituras, é realizar o bem para todos os cidadãos, administrar bem os recursos e as oportunidades e manter a paz.

Em nosso país, temos o direito de eleger representantes políticos através do voto. A vocação política é uma vocação genuína e importante. Um cristão pode se candidatar e os cristãos eleitores usam desse privilégio votando nos que julgam que podem exercer bem e cujos valores estejam mais próximos aos que eles creem e defendem. Também, todo cristão cidadão tem o direito e pode se empenhar para que seu candidato se eleja. Deve usar de todas as maneiras honestas e responsáveis, de acordo com as leis que regem o pleito. Mas o compromisso com o partido político ou candidato deve estar muito aquém do compromisso com Cristo e o comprometimento com a comunhão com os irmãos. A política não deve ser um embaraço para koinonia cristã.

Além de eleger, é preciso fiscalizar. Promessas de campanha podem ser esquecidas. Com as mídias sociais, esse tipo de fiscalização está ao alcance de todo mundo. É preciso, porém, que as redes sociais não se tornem um modo de difamar pessoas, o que é contrário ao bom testemunho de Cristo.

Sabemos que políticos não cristãos terão valores não cristãos. Falsos políticos cristãos terão valores não cristãos. Políticos interessados apenas em poder e dinheiro não têm valores cristãos, mesmo que se digam irmãos. Um político cristão ou não cristão tem que governar para o bem de todos. O político cristão, em particular, deve ser alvo de nossas orações e encorajamento, para que honre a Cristo em tudo e seja uma bênção no exercício do seu mandato.

A missão da igreja não é mudar a nação através de reforma política ou desse ou daquele partido político, mas sim, por meio da pregação do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Deve-se orar para que todo político tenha um encontro pessoal com Cristo e que o Senhorio de Cristo governe sua (dele) vida como também a vida de cada um de nós. A igreja de Cristo tem prevalecido sob governos repressivos, pagãos, perseguidores, impiedosos e zombadores.

A igreja fiel a Cristo sustenta seu testemunho e sua fé em meio a muito antagonismo e estresse cultural. A igreja fiel a Cristo entendeu, em todas as épocas, que ela e não o governo, é o sal da terra e luz do mundo.

Orar, respeitar, honrar os governantes, votar bem, dissentir e condenar posturas enganadoras, e corruptas é um direito que temos por nossa dupla cidadania. Deve ser exercido com zelo e temor, mas mantendo a consciência de que nossa força e nossa esperança estão no Senhor Jesus, o Nome sobre todo nome.

Pr. Jeremias Pereira

Pastor Titular