Menu

Notícias

PAI É PAI

“No temor do SENHOR, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos.” (Pv 14.26)

A expressão que dá o título deste texto é uma adaptação. É que não é tão comum ouvir alguém enaltecendo a dedicação e o cuidado de um pai com seus filhos. A mãe, não. Fácil dizer e ouvir dizer que “mãe é mãe”. O reconhecimento da função realizada com esmero também cabe ao papel paternal. Vejamos alguns exemplos de pais da Bíblia:

ABRAÃO E ISAQUE

Com o pai da fé, não poderia ser algo diferente do que provar a sua confiança em Deus e o seu amor por seu filho na obediência de um pedido tão difícil de ser atendido. Você se imagina entregando seu filho? A situação já era um anúncio do que havia de acontecer: Deus, o Pai bondoso, deu Seu único Filho em lugar de muitos, ainda pecadores, para que esses não precisassem morrer a morte eterna. Ele proveu o sacrifício para Abraão, Ele proveu nosso Cordeiro, Jesus, para também nos livrar da morte. No texto em Gênesis 22, a narrativa conta sobre a ordem de Deus, a obediência de Seu servo, Abraão, que deveria dar seu único filho em um sacrifício, e o alívio da notícia que ele não precisaria fazer aquilo, pouco antes de consumar o ato.

Abraão prepara tudo conforme ordenado por Deus. Ele ouve a voz do Senhor e sabe que precisa obedecer. Sua fé agradou ao Senhor, que prometeu abençoar e multiplicar sua descendência. Grande pai! Confiou em Deus, sua fé livrou seu filho. Ele o ensinou os caminhos em que se deve andar.

JOSÉ E JESUS

Um pai “adotivo”. José ficou sabendo da gravidez de Maria. Mas, como assim? Eles ainda não eram casados, não havia relação sexual. Assim como foi com Maria, que foi visitada por um anjo para dar a notícia, José foi agraciado com a explicação do anjo do Senhor por meio de sonho. Ele não deveria temer, a gestação era obra do Espírito Santo.

José casou-se com Maria e foi o pai terreno de Jesus. Pouco se sabe a respeito da infância do Cristo, tempo em que Ele estava mais ligado à sua família, viajava com eles para as festas judaicas… Mas sendo 100% homem e 100% Deus, Jesus também passou por situações que uma criança da época passaria, precisou dos cuidados de seu pai, foi ensinado por ele e estava sob sua responsabilidade, sempre, é claro, debaixo da soberania de Deus. José serviu. Uma estimada missão: cuidar do Filho de Deus. Com toda a família, cumpriu bem o seu papel, honrou ao Senhor.

JAIRO E SUA FILHA

Jairo era um homem importante. Chefe da sinagoga, um judeu por princípios e práticas. Mas diante de um problema, ele correu a Jesus, a quem seus correligionários perseguiam. Sua filha, que tinha 12 anos, estava muito doente. Jesus estava em meio a uma multidão, ensinando por parábolas, quando Jairo O encontrou, O adorou, se prostrou e pediu que fosse até sua casa. Ele cria que Jesus podia curá-la.

No meio do caminho, outro milagre. Jesus cura a mulher do fluxo de sangue. Mas isso não interrompe a ida à casa de Jairo, eles continuam a caminho quando um homem que lá estava os encontra e diz que não adianta mais, a menina já estava morta. Jairo não desiste, ele não perde a esperança, ele sabia com quem estava. Jesus chegou à casa, pediu que os outros se retirassem e mandou a menina ficar de pé. Então, ela voltou à vida. Pai persistente! Confiou o futuro da menina nas mãos certas: de Jesus.

São tantas histórias de pais exemplares… Jesus também contou uma, na parábola do filho pródigo: que pai paciente, amoroso, generoso. Viu seu filho perder-se, esperou a sua volta e o recebeu de braços abertos. Inspiração para os pais de hoje, que no seu devido contexto, enfrentam inúmeros desafios com seus filhos. É preciso muita sabedoria e instrução divina para ser pai hoje em dia. Há pais de família que lutam com suas esposas pelo bem do lar, pelo sucesso e conforto dos filhos.

E há, sim, pais solteiros, viúvos, pais responsáveis, pais que criam sozinhos seus filhos, pais donos de casa, pais presentes. São exemplos para seus filhos, são o orgulho de sua família, se doam, se desdobram, são crentes e dependentes da graça de Cristo para criar as crianças, ou os jovens ou até mesmo ajudar os filhos adultos nos momentos de dificuldade.

Aos pais, a todos eles, um feliz mês, um feliz dia especial, porque dia dos pais também é todo dia. A Bíblia nos lembra disso: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá” (Ex 20.12); “Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” (Ef 6.2-3).