OUTUBRO ROSA
Segundo dados do INCA, em 2018 eram esperados 59.700 novos casos da doença. Os números preocupantes podem ser evitados com alguns cuidados.
“O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor”, explica o site do INCA, o Instituto Nacional de Câncer. A doença é a mais registrada entre as mulheres no mundo. Mas não se engane, ela também pode atingir os homens.
A prevenção tem papel fundamental para ambos os sexos. É preciso manter uma regularidade nas atividades físicas, dar preferência à alimentação saudável, manter-se dentro do peso adequado para a idade, evitar bebidas alcoólicas, e no caso das mulheres, amamentar e evitar o uso de hormônios sintéticos e terapias de reposição hormonal.
O diagnóstico precoce também é um grande aliado no que diz respeito a um bom resultado no tratamento e a cura da doença. É preciso estar atento a alguns sinais: nódulos fixos e indolores, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, alterações no mamilo, saída de líquido anormal pelo mamilo.
O câncer de mama tem tratamento e cura. Além de manter a fé, certos da graça e soberania de Deus, é necessário acompanhamento regular, autoexame, prevenção e tratamento adequado no caso de resultado positivo. Como cristãos, há a responsabilidade de cuidar do templo do Espírito Santo. Por isso, em todos os meses, esteja atento e apoie a causa do Outubro Rosa. Informações: www.inca.gov.br