Menu

Estudos e artigos

Os desertos da vida e os ídolos do coração

Neste texto quero falar sobre como os desertos da vida revelam os ídolos que adoramos em nossos corações. Para isso, farei um paralelo entre a caminhada do povo de Israel no deserto, desde o Egito até Canaã, e os desertos que passamos nas nossas vidas hoje.

O povo de Israel foi liberto por Deus da escravidão do Egito e caminhou rumo à terra prometida. Esse processo aconteceu a partir de uma longa caminhada de deserto, no qual o povo peregrinou por 40 anos. No deserto, o povo pecou contra o Senhor Deus, pois deu lugar aos ídolos em seu coração. Moisés subiu o monte para se encontrar com Deus, e o povo aguardou do lado de fora. Ainda Deus falava com Moisés no alto do monte, quando o povo decidiu forjar para si um bezerro de ouro. Aquele bezerro foi apresentado ao povo, e foram declaradas as seguintes palavras a Israel: “Eis aqui os seus deuses, que os tiraram da terra do Egito” (Êx 32.4).

Deus havia tirado o povo do Egito com sua poderosa mão. Havia operado milagres e grandes obras aos olhos de todos. Mas no deserto, o povo se esqueceu de tudo o que o Senhor havia feito, e depositou sua esperança em uma estátua de ouro. Não parece loucura? A vontade que me dá, às vezes, é de poder entrar na história e dizer: “Ei, israelitas, o que vocês estão fazendo? Não se esqueçam do Senhor, olhem tudo o que ele já fez por vocês! Vão colocar sua confiança nesse bezerro?”.

Sim, é uma loucura e um pecado muito grande deixar de confiar no Senhor e depositar a confiança em um objeto feito com nossas mãos, no dinheiro que está em nosso bolso, em nosso trabalho ou mesmo nas lideranças deste mundo. O Senhor Deus é o dono de todas as coisas, e mais, ele é o nosso Pai de amor. 

Percebemos com facilidade o erro dos nossos irmãos do passado, mas não percebemos que os desertos que passamos continuam expondo para nós os ídolos do nosso coração. O que é um ídolo? É tudo aquilo em que nós colocamos nossas confiança, quando esta deveria estar somente no Senhor.

Sonde seu coração. Nesses dias, sua fé se abalou? Se sim, por qual motivo? Possivelmente, esse motivo revela um ídolo que você precisa hoje deixar aos pés da cruz. Confie no Senhor! Que Jesus abençoe sua vida. 

Pr. Israel AbreuPastor Auxiliar