Menu

Blog

Sementes: Gênesis 47 – 16/08/14

16
set
  • Antigo Testamento
  • Blog
  • Devocionais
  • Livro 01 – Genesis
  • Sementes
  • Nenhum comentário

E o plano de Deus continua…

 

O capítulo 47 de Gênesis trata de três momentos em especial: apresentação de Israel e de seus filhos perante o Faraó; a diligência de José como administrador do Faraó; e por fim o juramento feito por José, na presença de seu pai momentos antes da morte deste. Dentre esses três momentos, pretendo me ater ao último.

“Aproximando-se, pois, o tempo da morte de Israel, chamou José, seu filho, e lhe disse: Se agora achei mercê à tua presença, rogo-te que ponhas a mão debaixo da minha coxa e uses comigo de beneficência e de verdade; rogo-te que não me enterres no Egito, porém que eu jaza com meus pais; por isso, me levarás do Egito e me enterrarás no lugar da sepultura deles” (Gn 47: 29-30)

Antes de morrer, Jacó fez que José lhe jurasse que levaria seus restos mortais para serem sepultados em Canãa, terra prometida por Deus aos seus antepassados, como podemos perceber no capítulo 12 de Gênesis:

“Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei” “ (lá) de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma benção !” (vs.1-2)

O plano de Deus para Israel era em Canãa, não no Egito. Jacó sabia disso e a seriedade desse pedido pode ser comprovada no próprio ritual de juramento “por a mão debaixo da coxa” que exigia extrema intimidade e confiança entre os que o selavam; podendo ser visto também na bíblia em outra ocasião importante, como em gênesis 24:2-9 entre Abraão e seu servo mais leal.

Apesar de posteriormente o povo de Israel sofrer uma série de obstáculos e intempéries para regressarem à terra prometida (como a escravidão retratada ao longo do livro de Êxodo); Deus o autor da história, vai cumprindo seu plano mesmo em meio às dificuldades. Na escravidão, levanta Moisés para livrar seu povo (Ex 3:1-10) e se mostra fiel ,em todo o tempo, guiando esse mesmo povo pelo caminho (Ex 13: 17-22)

Assim somos nós em Deus. Se temos certeza das promessas que Ele tem para nós, não há o que temer, pois seus planos jamais serão frustrados. Como o Salmista afirma:

“Com efeito, dos que em ti esperam ninguém será envergonhado” (SL 25:3).

Afinal,

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8: 28).

Logo, tenha a confiança de que Ele está no Controle, e que as promessas Dele não serão cumpridas, como diz a expressão, “na força do próprio braço”. Mas assim como o plano dele era levar Israel de volta à terra prometida, e assim o fez, saiba que Ele, no tempo certo, cumprirá as promessas d’Ele na sua vida também. Sendo assim:

“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará” ( Sl 37:5)

Daniella Tigre

   

Leia nossos devocionais e seja edificado. Acesse: