Menu

Blog

Sementes: Gênesis 46 – 15/09/14

15
set
  • Antigo Testamento
  • Blog
  • Devocionais
  • Livro 01 – Genesis
  • Sementes
  • 1 comentário

Não Perca a Esperança

 

No capítulo anterior de Gênesis, José finalmente se revelou à seus irmãos. Foi uma jornada árdua, difícil e dura até aquele momento, que envolveu muitas barreiras, as quais José precisou ultrapassar. Porém, mesmo em meio a tantos desafios, o Senhor estava com José e lhe abençoava em tudo o que fazia. Deus o colocou em um lugar de destaque e de honra perante a nação mais poderosa do mundo, e Ele fez isto da maneira mais inusitada possível. José chorou em alta voz ao revelar sua identidade para seus irmãos, pois aquela revelação envolvia muito mais do que simples palavras. Na verdade, aquele momento era o desfecho de uma vida de perdão e entrega ao Senhor. Só alguém que anda com o Pai e o conhece é capaz de perdoar tudo o que seus irmãos o haviam feito. Não imagino que tenha sido fácil. Pode até ser que tenha demorado anos até que ele tenha conseguido ficar em paz com tudo que lhe aconteceu. Mas o nosso Deus, no tempo certo e exato, permitiu que as coisas acontecessem de tal forma que escolheu aquele para que fosse o momento do reencontro e da reconciliação de José com sua família. Ele mandou chamar seu pai, seus parentes e tudo quanto eles tinham para que viesse morar consigo no Egito.

No caminho, José se reencontra com seu pai após muitos anos de distância entre eles. José era muito querido por Jacó, e a Bíblia diz que ele chorou longamente ao reencontrá-lo. Quantos de nós temos nossos pais vivos, perto de nós, e mesmo assim criamos uma distância que não nos permite a proximidade. Imagino que por muitos anos José desejou estar ao lado de seu pai, e foi privado disto. Porém, ao se reencontrar com sua família, pediu rapidamente para que seu pai viesse morar com ele.

Neste capítulo foi descrito a descendência de Jacó que foi morar com José no Egito, a qual encontrou favor em Faraó, que a deixou viver em suas terras. Ali viveram, se multiplicaram e futuramente cumpriram a promessa de Deus e se tornaram a grande nação de Israel.

Esta era uma família que aparentemente estava destruída e não havia esperança para ela. Mas a mão de Deus e sua graça fizeram com que eles fossem reunidos: se reencontrassem, se perdoassem e voltassem a viver juntos como uma grande família em união. Não perca a esperança, ore e lute por sua família e por seus familiares. Aos olhos de Jacó, José estava morto. Sendo assim, Deus trouxe à vida aquilo que aparentemente estava morto. Que o nosso Deus Todo Poderoso, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó visite sua casa e traga à existência aquilo que aparentemente não existia mais.

Glenda Laranjo

 

Leia nossos devocionais e seja edificado. Acesse: