Menu

Blog

Sementes: Gênesis 45 – 14/09/14

14
set
  • Antigo Testamento
  • Blog
  • Devocionais
  • Livro 01 – Genesis
  • Sementes
  • Nenhum comentário

Atitudes que Refletem Amor

 

Como é bom vermos o amor de Deus nas atitudes de Seus servos, quantos textos mostram, mesmo através da imperfeição humana, a obra que seria realizada perfeitamente em Cristo? As atitudes de José, servo de Deus, apontam para isso.

Talvez, os irmãos de José receassem a vingança de seu irmão, pois eles desprezaram e traíram José, entretanto ele não agiu de tal maneira. Aquelas lágrimas demonstravam o contrário, eram reflexo do amor e do carinho, dos quais José nutria para com eles.

Apesar de nem toda humanidade notar a condição de inimizade contra Deus, as suas ovelhas reconhecem isso, pois este reconhecimento é acompanhado de sincera confissão e arrependimento dos pecados, que é aquilo que nos distanciava do Pai. Certamente, Deus não deseja servos motivados apenas pelo temor a sua ira, consequência do pecado. Por isso, Cristo se achega também a nós, mostrado-nos seu amor e compaixão de forma íntima. Isto nos lembra José, quando se deu a conhecer a seus irmãos, pois, antes, retirou todos os outros.

José, ao ver o temor de seus irmãos, não os humilhou, mas procedeu sabiamente, consolando-os e mostrando que em tudo Deus operava para preservar a vida de todos eles (v.5). Nós cristãos devemos proceder com o bem, mesmo diante daqueles que nos fazem o mal. Cristo disse:

“Amai vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.” Mateus 5:44.

Nosso Senhor Jesus, por causa do Seu infinito amor, humilhou-se e revelou-se à humanidade, morreu e ressuscitou para nos salvar da morte eterna. Ele subiu aos céus e nos enviou o Consolador. Este é o Espírito Santo, o qual trabalha naqueles que creem em Jesus como único Senhor e Salvador. Deus transformou o ódio dos filhos de Jacó em ajuda àquela família, quando a fome veio sobre a Terra e os sonhos de José se cumpriram.

José conversava com seus irmãos mostrando como Deus conduzia tudo sabiamente para guardar o seu povo (v5-8). Então, os irmãos receberam suprimentos para que fossem contar as novidades a seu pai e o trazer para o Egito, a família voltaria a unir-se. Jesus nos envia também para anunciar as Boas Novas, acolher e ensinar os novos irmão na fé (Mt 28:19,20) para que vivamos em união. A Palavra de Deus é o nosso suprimento e o próprio Cristo nos guarda (Jo 10:28).

Jacó precisou de certo tempo para compreender que José estava vivo, mas seu coração se alegrou pela notícia. Assim também, nosso coração se regozija ao compreendermos a salvação imerecidamente dada por Deus, através da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Esta é a verdadeira alegria para o coração daquele que crê!

Sejamos luz para este mundo, lembrando-nos do amor de Deus em tudo que fizermos. Devemos anunciar diligentemente, por palavras e ações, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Samuel William

 

Leia nossos devocionais e seja edificado. Acesse: