Menu

Blog

Sementes: Gênesis 42 – 11/09/14

11
set
  • Antigo Testamento
  • Blog
  • Devocionais
  • Livro 01 – Genesis
  • Sementes
  • Nenhum comentário

Deus não cessa de nos surpreender

 

As reviravoltas na vida de José são muitas e surpreendentes. No capítulo 41, ele é estabelecido como primeiro-ministro, governante de todo o Egito e abaixo apenas de faraó. Agora, desfrutando dessa posição privilegiada e já há muito sem contato com a sua família, uma grande fome em Canaã faz com que seus irmãos desçam ao Egito em busca de alimentos e estes vão ter com José, que os reconhece imediatamente, mas não é reconhecido por eles.

A atitude de José surpreende, ele reage de forma distante e parece brincar com a situação, amedronta seus irmãos e lhes propõe condições estranhas, entretanto, é gentil com eles, lhes devolve a prata que levaram para a compra de alimentos e os deixa retornar com a condição de que voltassem com o irmão mais novo com eles.

Assim, os irmãos de José voltam para casa, exceto Simeão, que fica de refém, e vão ter com Jacó que, muito angustiadamente, ouve toda a história e reluta em permitir que seu caçula faça a viagem para o Egito, temendo perdê-lo também.

Ao se depararem com uma situação de dificuldade, os irmãos de José sentiram o peso da culpa por terem lhe feito mal, e se arrependeram, acreditando estar Deus, de certa forma, os castigando pelo sangue do irmão vendido como escravo. José por outro lado se vê numa situação inusitada que, com certeza, lhe trouxe diversos sentimentos e muita confusão, entretanto, toda a raiva, todo o ódio ou rancor, que pudesse sentir por seus irmãos parece se dissipar, uma vez que ele age bondosamente para com eles e os trata com dignidade. José não se vinga, ele percebe a mão de Deus por trás de cada acontecimento de sua vida e acredita que foi a vontade de Deus que o levou até ali, para que pudesse chegar a esse encontro.

Deus trabalha a nosso favor mesmo quando não percebemos, Ele não cessa de trabalhar em favor dos seus escolhidos. É Ele quem leva o arrependimento ao coração do homem e é Ele quem soluciona nossos problemas. Devemos confiar plenamente nEle em todas as situações, pois Ele nos surpreenderá. José vivia tranquilamente como líder do Egito, mas Deus quis dar-lhe a alegria de rever sua família e a oportunidade de demonstrar seu perdão. Não guardar rancor de seus irmãos e não desanimar com as adversidades da vida proporcionou a José viver grandes glórias, por confiar que Deus estava controlando sua história.

Guilherme Mendes

 

Leia nossos devocionais e seja edificado. Acesse: