Sementes: Gênesis 40 – 09/09/14
set
- Antigo Testamento
- Blog
- Devocionais
- Livro 01 – Genesis
- Sementes
- 2 comentários
O Deus que Jamais Se Esquece de Você
José, sim, o José do Egito possui uma das histórias mais exponenciais das escrituras sagradas. É, para nós, um exemplo de homem servo, ético, integro, sincero, humilde, honesto, temente a Deus, reto, que se desviava do mal e próspero. Mas nem sempre foi assim!
O capítulo 40 do livro de Gênesis relata um momento árduo de sua vida, penso que um dos mais difíceis… Sua estadia na prisão. José poderia ter perdido a esperança e pensado que Deus havia se esquecido dele, mas não foi isso que aconteceu.
Ainda que as paredes daquela prisão fossem testemunhas de suas lágrimas, José mantém sua devoção a Deus e descobre que há tesouros na dor. Ele não só interpreta os sonhos de seus companheiros de detenção, como também começa a sonhar com sua própria liberdade quando diz: “Ei, psiu, colega de ‘xadrez’, lembre-se de mim quando estiver na presença de Faraó!”.
O cárcere, na verdade, foi uma poderosa plataforma de lançamento para este jovem, e nos traz uma nova perspectiva a respeito de servidão. Existe algo especial a respeito das pessoas que servem, pois elas não são as protagonistas da história, para que Deus seja o centro de tudo, e por isso são bem-sucedidas! Servir ao Senhor em tudo que faz irá elevar Cristo em sua vida para que outros possam vê-lo. Servir a Deus e a outros fará com que você pense e veja as coisas de forma diferente! Exemplo disso é que José serviu na prisão, no cenário mais desfavorável possível.
Contudo, ainda hoje existem muitos que deixam de servir, pois insistem em viver em prisões internas, mesmo sendo livres pelo sangue de Jesus, vivem acorrentados pelos sofrimentos da vida, seja pela perda de alguém amado, pelo desemprego, por um divórcio, dívidas, calúnia, doença, desonestidade, prática recorrente de alguns pecados, ou mesmo pelo abandono e pela rejeição.
A Bíblia, porém, diz que você é em Jesus Cristo: filho de Deus (Romanos 8:14-16), nova criatura (1 Pedro 1:23), crucificado com cristo (Romanos 6:6-8), reconciliado (Romanos 5:10), livre de condenação (Romanos 8:1), amado (João 3:16), perfeito em Deus (Colossenses 2:10), perdoado (Colossenses 1:13-14), vencedor (Romanos 8:37), morto para o pecado (Romanos 6:11), escolhido (João 15:16), livre (Gálatas 4:7). Todos os dias quando você acorda, Deus te vê assim. Logo, durma hoje também enxergando isso em você!
Seja encorajado neste dia a voltar seus olhos para o Teu Salvador, o Teu Redentor, e lembrar que Ele não desiste de você, que Ele compreende os seus dilemas e não se esquece de ti em momento algum, como diz, para nosso consolo, Isaías 49-15:
“Pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti.”
É o que diz o Senhor Teu Deus, que te tem gravado nas palmas de suas mãos. Ele te entende, te sustenta e te mantém de pé sabendo quem você verdadeiramente é, e quem você falha em ser. Diante dEle não existem “máscaras” nem “capas” que possam lhe esconder. Ainda assim, Ele permanece fiel, pelo seu caráter imutável, pelo seu grande amor e pela sua maravilhosa graça.
Que Deus te abençoe!
Esdras Araújo
Leia nossos devocionais e seja edificado. Acesse: