Sementes: Êxodo 37 – 10/11/14
nov
- Antigo Testamento
- Blog
- Devocionais
- Livro 02 – Êxodo
- Sementes
- Nenhum comentário
Ele Habita em Nós
No livro de Êxodo capítulo 37 podemos perceber as minuciosas instruções dadas por Deus a Moisés para a elaboração dos utensílios do Tabernáculo. São eles: o propiciatório, a mesa, o candelabro, o altar do incenso, o óleo sagrado, o incenso santo e a arca da aliança. No seguinte estudo, vamos nos ater a este último.
A arca era uma espécie de baú que continha as duas tábuas dos dez mandamentos (Dt 10:1-2), um vaso com o maná (Ex 16:32-34) e a Vara de Arão que floresceu ( Nm 17:10-11).
Deus havia dado ordens claras com relação à arca:
I) Designou homens habilidosos para esculpirem-na (Ex 35:30-35)
II) Estabeleceu que apenas o sumo sacerdote uma vez ao ano poderia ter acesso a ela (Ex 30:10)
III) Atribuiu aos sacerdotes a função de transportá-la, estabelecendo-lhes determinados procedimentos quanto ao seu manuseio (Nm 4:5-6)
Tanto zelo deixa claro que a arca, mais do que apenas “um baú” tem um significado único no Antigo Testamento. Representa, na verdade, a presença do próprio Deus no meio do povo de Israel. É possível perceber isto em algumas passagens bíblicas como, no episódio em que as águas do rio Jordão se dividem perante a Arca da Aliança permitindo a passagem dos israelitas com os pés enxutos ao outro lado da margem (Josué 4:1-24); nas passagens em que a Arca era levada à frente das pelejas travadas pelo Exército como garantia de que Deus estava naquela luta; e também em I Samuel quando a Arca é tomada pelos Filisteus, grandes males lhes sobrevêm e o capítulo 4 encerra do seguinte modo: “Foi-se a Glória de Deus, pois foi tomada a arca de Deus” (4:22)
A arca encontra-se desaparecida desde a destruição do Templo de Jerusalém pelos romanos. Mas a presença de Deus continua mais latente do que nunca no meio do seu povo. Ele habita em nós! “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” ( I Coríntios 6:19)
Mas, tamanho privilégio não vem do próprio esforço, ou do merecimento, e sim pela morte de Jesus “porque fostes comprados por preço” (I Coríntios 6:20) e o Capítulo 6 de Coríntios conclui com a seguinte advertência: “Agora, pois glorificai a Deus no vosso corpo” (vs. 21).
Portanto, para desfrutar da presença de Deus, entregue sua vida a Jesus e glorifique a Ele com todo o seu ser… Seja sua Testemunha viva!
Daniella Tigre
(revisado por Kátia Parrela)
Leia nossos devocionais e seja edificado. Acesse: