Menu

Blog

Sementes: Êxodo 33 – 06/11/14

06
nov
  • Antigo Testamento
  • Blog
  • Devocionais
  • Livro 02 – Êxodo
  • Sementes
  • Nenhum comentário

A Tua Presença Vale Mais do que o Ouro e a Prata

 

“Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar.” Êxodo 33:15

Sem dúvidas, esse é mais um daqueles capítulos que uma leitura rápida e despretensiosa nos faz perder a beleza das escrituras. Moisés a partir do verso 12 roga a Deus para que não se ausentasse da presença dele e do povo de Israel. Essa petição é fruto da ameaça feita por Deus, no início do capítulo, de que os abandonaria pela insubmissão do povo. É Válido ressaltar que no capítulo anterior, enquanto Moisés estava no monte, fez o povo um bezerro de ouro para adorar e prestar sacrifício.

Diante da possível ausência de Deus na caminhada rumo à terra prometida, Moisés não podia argumentar que o povo de Israel não era teimoso, também não teria argumentos que justificassem o bezerro de ouro. Ele só podia pedir pela graça e a misericórdia de Deus.

Moisés conhecia o valor da presença de Deus. Sabia que o sentido último da terra prometida não era ir a um lugar onde manava leite e mel. Todos os benefícios tornavam-se secundários à vista de Moisés ao pensar na esplendorosa companhia do Deus de Israel.

Ele não enxergava sentido em usufruir de uma terra fértil, produtiva e próspera sem a presença de Deus pairando sobre aquele lugar. O objetivo principal era o habitar de Deus no meio do arraial.

Sendo nesse fato que reside o belo da passagem bíblica. Atualmente, muitos têm buscado, por diversas razões, o nosso Deus de israel. Mas não raras as vezes, essa busca tem sido por inúmeros fatores alheios à prerrogativa de buscá-lo pela sua simples presença.

Buscar a presença de Cristo significa dizer que a despeito das circunstâncias temporais e materiais, nos deleitamos no agir e fluir d’Ele sobre e através das nossas vidas. É enxergar que até mesmo a caminhada mais árdua é regada pelo gozo da presença do nosso Senhor Jesus a nos acompanhar.

Mas é também experimentar que até mesmo o possuir grandes palácios, ou ainda, ser dono da prata e do ouro, não representa nada sem a doce presença do Deus eterno.

A minha oração é que possamos ser tomados por essa certeza. Que busquemos a Cristo pela simples e maravilhosa presença d’Ele em nossas vidas.

Lucas Nader

(revisado por Tiago Torres Melo)

 

Leia nossos devocionais e seja edificado. Acesse: