Sementes: Êxodo 31 – 04/11/14
nov
- Antigo Testamento
- Blog
- Devocionais
- Livro 02 – Êxodo
- Sementes
- Nenhum comentário
Capacitados para a Boa Obra
O capítulo 31 do livro de Êxodo pode ser didaticamente dividido em dois momentos. O primeiro momento, este será objeto deste estudo, seria aquele em que o Senhor capacita dois artífices para construção do tabernáculo. Já em um segundo momento, o texto bíblico discorrerá acerca da devida observância da santificação do sábado.
Inicialmente, é importante lembrarmos que, quando o Senhor nos converte, Ele não nos instrui a ficarmos inertes com a dádiva recebida graciosamente, antes, o próprio Jesus deixa claro que devemos anunciar para as nações a palavra da salvação:
19Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. (Mateus 28:19-20)
O que é fascinante neste chamado é que Deus não nos deixa desamparados, isto é, não é com nossas próprias forças, ou capacidade, que realizaremos sua obra. No entanto, é o próprio Senhor que nos capacita para atuarmos naquilo que Ele prescreveu. Por isso, é que o apóstolo registra que o Espírito distribui os dons conforme Lhe apraz e que, ao homem, cabe buscar os talentos que possam ser mais bem revertidos em glória para o Senhor (1Co 12).
É exatamente neste sentido, que percebemos a capacitação dos artífices para a realização dos comandos de Deus – no caso, a construção do tabernáculo. Confira como Deus os habilita para o serviço:
Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor, Para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre, E em lapidar pedras para engastar, e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor. E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos aqueles que são hábeis, para que façam tudo o que te tenho ordenado. (Êxodo 31:1-6, destacamos)
Diante disso, esta palavra ainda nos é muito útil! Afinal, devemos trazer sempre à memória que, quem nos chama para o serviço é o mesmo que nos capacita para tanto. Por isso, não devemos ter receio, vergonha ou medo de usarmos nossos dons e talentos para proclamarmos a glória do Senhor.
Mateus Lopes
(revisado por Cristiano Gonçalves)
Leia nossos devocionais e seja edificado. Acesse: