Sementes: Êxodo 27 – 31/10/14
out
- Antigo Testamento
- Blog
- Devocionais
- Livro 02 – Êxodo
- Sementes
- 1 comentário
O Altar do Holocausto
Aqui estamos com o povo de Israel no meio do deserto recebendo as especificações de Deus para a construção do tabernáculo. Ele já deu a Moisés instruções para a construção da arca, do propiciatório, da mesa, do candelabro; todos esses objetos feitos ou cobertos de OURO. Agora chegou a vez do altar do Holocausto… mas com uma diferença:
“Farás também um altar de madeira de acácia e o cobrirás de BRONZE”
Puxa, que diferença! Numa hora dessas podemos parar pra pensar: tudo de ouro, de repente surge um móvel de bronze; O altar do holocausto. Ele não podia ser de ouro também? Não seria mais nobre e igual aos outros?
Contudo, o Criador sempre faz tudo com perfeição. Não! O altar do holocausto não podia ser de ouro! Tinha que ser de bronze mesmo. Quando analisamos a função do altar, passamos a entender o porquê: ele era um móvel para sacrifício de animais, seria aceso uma vez por fogo enviado do céu, e os sacerdotes não poderiam deixar esse fogo apagar nunca. Para isso o altar era sempre transportado aceso. O ouro não iria resistir a esse tratamento… mas o bronze resiste!
Hoje nos vemos num mundo comparativo. E na igreja não é diferente. Olhamos os outros e vemos cargos e funções que, aos nossos olhos, são de “ouro”, enquanto o nosso parece ser de bronze! Podemos nos sentir diminuídos ou de menor importância… mas, o altar do holocausto nos dá um ensinamento diferente: se fosse de ouro, daria errado. Todos nós temos uma importância singular e insubstituível no reino de Deus. O altar era o primeiro móvel visto pelo povo assim que entravam no tabernáculo. Precisamos ser como esse altar: firmes e inabaláveis; levarmos fogo de Deus dentro de nós por onde quer que andemos; sermos um testemunho vivo de um Deus que enviou seu filho para se sacrificar em nosso lugar. Ninguém tem acesso a Deus sem passar pelo altar de sacrifício: a Cruz de Cristo.
Lembro-me muito bem de uma história que minha mãe me contou quando eu era pequeno, de que existem 05 evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas, João e VOCÊ. E, normalmente, você é o primeiro livro que as pessoas abrem para ler. E, se a leitura trouxer algo bom, existe uma grande chance de lerem os outros 04 e se encontrarem com Deus.
Que nosso desejo seja ser como o altar do holocausto, um canal usado por Deus – resistentes ao fogo, para trazermos os perdidos ao encontro da salvação que só tem quem se encontra com Cristo.
Samuel Rush
(revisado por Kátia Parrela)
Leia nossos devocionais e seja edificado. Acesse: