Sementes: Êxodo 26 – 30/10/14
out
- Antigo Testamento
- Blog
- Devocionais
- Livro 02 – Êxodo
- Sementes
- 1 comentário
Alinhando-se à Vontade de Deus
“Faça o tabernáculo de acordo com o modelo que lhe foi mostrado no monte.” Êxodo 26:30
Lendo o texto de hoje – Êxodo 26 – fiquei maravilhado ao ver o quanto Deus é detalhista e mestre. Ao pedir Moisés que construa o tabernáculo, Ele não somente mostrou com que material deveria ser feito, mas também ensinou nos mínimos detalhes o modo de fazer. Quando a gente acha que já conhece alguma coisa a respeito do caráter de Deus, Ele vem e nos revela mais uma das suas inúmeras qualidades. Mas não é somente isso que me saltou aos olhos enquanto lia esse capítulo.
Deus também voltou a minha atenção para o versículo que é o subtítulo desse devocional. É muito interessante ver que Deus deu uma tarefa para Moisés, mas não sem antes lhe mostrar como deveria ser o resultado final. E é muito interessante o fato de Deus ter delegado essa função a uma pessoa de carne e osso assim como você e eu. Então olhando para estes trechos do texto em estudo pude notar três fatos muito importantes e que se atentarmos para eles agradará muito ao nosso Senhor Jesus.
O primeiro fato é:
1. Aquilo que Deus faz, Ele se importa em fazer através de pessoas.
Não é impressionante olharmos para esse texto e ver que Deus, que é o criador dos céus e da terra,o melhor arquiteto que o mundo já conheceu ,delega para Moisés a função de construir um tabernáculo para Ele? Deus bem que poderia ter feito isso com as próprias mãos ou dar ordem aos anjos d’Ele para exercer tal tarefa ou até mesmo fazer surgir do nada o tabernáculo prontinho, mas não. Ele preferiu contar com Moisés, uma pessoa que assim como nós, cheio de defeitos e falhas. Mas olhando para isso paro e penso que realmente aquilo que Deus faz, Ele se importa em fazer através de pessoas.
Pare por um instante e pense em algumas das bênçãos que você recebeu ao longo da vida. Como é que você recebeu essas bênçãos? Posso imaginar a expressão de “surpresa” estampada em seu rosto (risos). Pois é, todas elas chegaram até você através de pessoas, seja por meio de pessoas próximas, cristãs, não cristãs e até de você mesmo. Mas o interessante é que Deus não delega funções honrosas como essa de construir um lugar para a sua habitação, para qualquer pessoa. Agora chegamos ao segundo ponto dessa devocional
2. Você precisa estar alinhado com Deus para entender o que fazer e como fazer.
Não dá pra pensar em fazer a obra de Deus sem estar alinhado com o dono da obra. Sabemos que primeiramente somos escolhidos por Deus, para fazer qualquer coisa, por meio da graça. Pois de fato ninguém tem mérito algum se não for pelo sangue de Jesus que nos torna aceitos por Deus. Mas depois de entendermos que em primeiro lugar vem a graça precisamos entender que em segundo lugar vem a renúncia.
“Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer continuará ele só. Mas se morrer dará muito fruto. Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna.” João 12:24,25
E junto com a renúncia vem o alinhamento. Voltando algumas páginas, A Bíblia nos relata que no Cap. 24:12 a 18 de Êxodo, Deus pediu pra que Moisés subisse ao monte e quando “Moisés subiu,a nuvem cobriu o monte ,e a glória do Senhor permaneceu sobre o monte Sinai. Aos olhos dos Israelitas a glória do Senhor parecia um fogo consumidor no topo do monte”, (vers. 15,16 a, e 17).Então logo em seguida a palavra nos diz que “Moisés permaneceu no monte por 40 dias e 40 noites” (vers. 18). E enquanto Moisés estava no monte – na presença poderosa do Senhor – Deus lhe revelou “O QUE” e “COMO” queria que fosse feito.
Após lermos e entendermos mais este trecho das Escrituras Sagradas dá pra se ter uma ideia do que é alinhamento não é mesmo? Alinhamento nada mais é que renunciar a nós mesmos e estar na presença de Deus não só por uma noite, um dia ou até mesmo um mês, mas sim viver toda a nossa vida na presença d’Ele.
A graça é de graça, mas não é barata. Pra entrar na graça é de graça, mas para CRESCER na graça custa caro, muito caro.
Custa aquilo que temos “de mais precioso”, nosso tempo. Lembro-me de uma frase de A.W.Tozer: “Deus não se curvou á nossa pressa nervosa, nem adotou os métodos de nossa era imediatista. O homem que deseja conhecer a Deus precisa dedicar-lhe tempo, muito tempo.”
Querido (a), Deus não mudou, Ele é o mesmo de sempre, o nome d’Ele é: GRANDE EU SOU. Não pense que com nossos métodos religiosos de cantar aos domingos três musiquinhas rapidinhas, duas lentinhas, e ouvir uma pregação de trinta minutinhos, nós vamos crescer com Ele (Jesus). Precisamos ir além. Precisamos ser como Moisés, que passou 40 dias e 40 noites na presença do Senhor. E se você ler o restante da historia, você verá que logo após Moisés ter ficado 40 dias e 40 noites no topo do monte, ele desceu ficou por pouco tempo no pé do monte e retornou ao topo do monte pra ficar mais 40 dias e 40 noites na presença do Senhor. E depois de passar 80 dias na presença do Senhor, no topo do monte, o cap 34 de Êxodo nos revela que o seu rosto brilhava.
Precisamos entender que Deus não ama uns mais do que outros, e sim que uns amam a Deus mais do que outros. Deus quer mais de nós, pois Ele mesmo nos disse: “Invoca-me e te responderei, e te revelarei conhecimentos grandiosos e inacessíveis, que não sabes.” Jeremias 33:3.
É hora de vivermos um relacionamento mais íntimo com Deus. Chega de viver apenas querendo mais do Espírito Santo, vamos viver mais d’Ele. Está a nosso dispor tamanha honra, basta o buscarmos como nunca o buscamos antes. Chega de contar só testemunhos de terceiros, Deus tem muito mais pra nos dar. “Se nós queremos chegar aonde ninguém nunca chegou, façamos então àquilo que nunca ninguém fez.”
E agora chegamos ao nosso terceiro e último ponto da devocional:
3. Deus sabe com quem Ele pode contar. Homens de Deus não fazem o que eles querem, eles fazem o que o Senhor preparou pra fazer.
Imagina se foi uma tarefa fácil construir uma tenda tão detalhada para o Senhor? Lógico que não. Assim como também não foi fácil para Noé construir a arca; tampouco para Jesus morrer naquela cruz. Mas valeu a pena. Depois que o Senhor lhe conceder a visão “no monte” daquilo que Ele quer que você faça, tome o cuidado de fazer do mesmo jeito que Ele pediu, pois Ele a confiou a você.
Sinta-se honrado e mantenha seus olhos focados na obra, não permita que nada o distraia.
“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antemão para que nós as praticássemos.” Efésios 2:10.
E assim como nós temos grandes obras a serem feitas, Deus também tem as suas, pois a palavra d’Ele nos diz:
“…aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.” Filipenses 1:6
Bom, acho que não tem como terminar esse estudo de outra forma, então… Mãos a obra.
Augusto C. Borges
(revisado por Gustavo Garabini)
Leia nossos devocionais e seja edificado. Acesse: