Melquisedeque e Cristo
jan
- Acampamento de Carnaval
- Andando de Branco
- Blog
- Nenhum comentário
Em Gênesis 14:18-20, podemos ver a breve aparição de Melquisedeque na história bíblica. Ele aparece após uma guerra como rei de Salém e sacerdote do Deus altíssimo, abençoa Abrão, recebe deste o dizimo e desaparece. No Salmo 110:4, Davi profetiza a respeito do Cristo e diz que Ele seria sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
As escrituras retratam Melquisedeque sem genealogia, sem princípio nem fim de dias (Hb 7:3a). Ele era sacerdote aprovado por Deus antes que a linhagem sacerdotal existisse a partir de Levi. Por este fato, o autor de Hebreus, inspirado por Deus diz que ele (Melquisedeque) é semelhante ao Filho de Deus (Hb7:3b). Cristo é sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque porque, assim como ele, Jesus não possui princípio nem fim de dias e não pertence a linhagem nem ao sistema sacerdotal dado ao povo por Deus no Sinai, em que após a morte de um sacerdote havia outro para substitui-lo. Ele é o nosso eterno sumo sacerdote.
Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,
pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.
Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade. Hebreus 4:14-16
Gustavo Garabini