Menu

Blog

Sansão e Cristo

17
jan
  • Acampamento de Carnaval
  • Andando de Branco
  • Blog
  • Nenhum comentário

Ao lermos Juízes 13, percebemos o início de uma história que tem tudo para ser promissora. Um menino nascido de uma mulher estéril, por meio de intervenção divina, que seria nazireu (consagrado, separado) desde o ventre e iria libertar o povo de Israel. A Bíblia relata que o menino cresceu, o Senhor o abençoou, e o Espírito de Deus começou a agir nele. Este era Sansão, o novo juiz que o Senhor havia levantado para libertar o povo.

Se continuarmos a história, percebemos que o menino que tinha tudo para dar certo cometeu muitos erros. Ele se apaixona por mulheres de outros povos não dando ouvidos aos seus pais, quebra seu voto de nazireu tocando em um leão morto e por fim acabou se apaixonando por Dalila que o convenceu a contar o segredo da sua força. No fim de sua vida Sansão é preso, tem seus olhos furados e se torna escravo dos filisteus. Em sua morte, ele pede a Deus força uma última vez e derruba o templo de Dagom matando a si mesmo e a todos os que estavam com ele. Este foi Sansão, um homem marcado por erros, mas que foi usado por Deus para iniciar a libertação de Israel.

Muitos anos depois, outro menino nasceu. Como Sansão, Ele também foi anunciado por um anjo aos seu pais e foi concebido de forma sobrenatural. Ele veio para trazer definitivamente a libertação para o povo de Deus e ao contrário de Sansão, foi obediente em toda a sua vida até a morte, e morte de cruz. Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao seu nome se dobre todo joelho nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Ele é o Senhor, para a glória de Deus Pai. Este é Jesus, O Cristo, que veio trazer verdadeira libertação a todo aquele que crê. Aleluia!

Portanto, se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:36

Gustavo Garabini