OITAVA, 53 ANOS: PASSADO INSPIRADOR E DESAFIADOR; E O FUTURO? O FUTURO SERÁ AINDA MELHOR!

A Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte tem por fim prestar culto a Deus em espírito e verdade, pregar o Evangelho, batizar os conversos e seus filhos menores sob sua guarda e ensinar os fiéis a guardar a doutrina prática das Escrituras do Antigo e Novo Testamentos, na sua pureza e integridade, bem como promover a aplicação dos princípios de fraternidade cristã, o crescimento de seus membros na graça e no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo”.  (Estatuto da Oitava)

Em 1963, algumas famílias pertencentes à Primeira Igreja Presbiteriana se uniram para formar a Congregação Presbiteriana do Bairro Floresta. O trabalho começou nos lares, com aproximadamente 50 pessoas, entre crianças e adultos, sob a liderança do irmão Wilson Serra Negra e teve como pastor o Rev. Lawrence Durr. No dia 25 de maio de 1969, foi organizada a Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte e, então, eleito o primeiro Conselho e a primeira Junta Diaconal. No final de 1969, o rol de membros já registrava 116 pessoas!

Nesses 53 anos, a Oitava teve seis pastores titulares: Rev. Josafá Xavier Siqueira (1969-70), Américo Gomes Coelho (1971-73), Humberto de Lima Aragão Filho (1974), Magner Martins de Souza (1975-76), Wilson de Souza (1978-86 – foi pastor emérito de 1987 a 1989, quando faleceu) e Jeremias Pereira da Silva. Assumi como interino em 1987 e eleito desde 1990.

Entre 1970 e 1976, foi construído o primeiro templo, com capacidade para 200 pessoas, na Rua Itamogi, no bairro Colégio Batista. A igreja enfrentou marchas e contramarchas naquele tempo. Definhou um pouco em 77, quando esteve sem pastor. Com a vinda do Pr. Wilson em 78, a igreja começou a reagir em todos os aspectos. Em 89, compramos o terreno no Palmares e construímos o novo templo (1990-96 – à época com capacidade quatro vezes maior do que o primeiro).

No início dos anos 2000, o Conselho definiu a visão da Oitava Igreja: ser uma igreja bíblica, contemporânea, acolhedora de pessoas, presente na cidade e parceira na evangelização do mundo.

Em seu Jubileu de Antimônio, a Oitava Igreja tem uma série de motivos para celebrar, glorificar e agradecer a Deus: difusão do Evangelho de Cristo; plantação de novas igrejas; formação de novos pastores; trabalho missionário; expansão dos ministérios e das células; ação social em favor da população carente, desde a distribuição de alimentos até a realização de cursos, criando oportunidades efetivas de emprego e renda; foco do trabalho em favor das famílias; apoio às missões; excelência no ensino religioso; evangelização; transformação de vidas. Eis algumas razões pelas quais a igreja se tornou conhecida e admirada no Brasil e no exterior.

A expansão e o impacto da Oitava Igreja em Belo Horizonte, em Minas Gerais, no Brasil e nas nações se devem essencialmente ao favor do Senhor JESUS CRISTO, que tem, ao longo dos anos, entre outras provisões, despertado vidas e famílias que oram, servem, contribuem e têm missionado de múltiplas formas. Cremos, contudo, que o futuro será ainda melhor!

Os tempos pós-pandemia nos trazem o desafio global e o impacto online, que nos fazem almejar coisas ainda mais exponenciais. As novas gerações despontam cheias de fé, criatividade e consagração. Isso nos faz perceber que o melhor de Deus para a história da Oitava está vindo à luz. Vamos perseverar na visão! Pregar o Evangelho de Cristo a partir de BH e região. Plantar e cooperar na revitalização de igrejas. Buscar indivíduos e famílias e levá-los aos pés da Cruz do Salvador. Treinar obreiros nacionais e em outros países. Cuidar do pobre, dos refugiados e do imigrante, ao lado de outros irmãos e organizações. Buscar o avivamento e manter acesa a chama da fé em nossos corações e por gerações, até que Ele venha!

Maranata! Que assim, por sua imensa graça, o Senhor nos guie e nos abençoe!

Amém e amém.

– Pr. Jeremias Pereira – Pastor Titular