Menu

Estudos e artigos

O QUE SE ESPERA DO CRENTE?

No dia 30 deste mês comemora-se o Dia do Evangélico; o que é de fato ser evangélico e o que se espera de um cristão em meio a tantos falsos mestres? 

Se dizer evangélico tornou-se, pasmem, até motivo de chacota nos dias de hoje. Não pelas mesmas razões de alguns anos atrás, quando havia certo preconceito com os cristãos protestantes. Alguns chegaram a ouvir “lá vai o crentinho”. Não estava na moda, não estava em evidência e não era maioria. 

Agora, famosos se declaram evangélicos e personalidades passam pelo batismo, evidenciando a fé cristã em maior escala na mídia, por exemplo. Este não é o cerne do problema, louvamos a Deus por tantas pessoas terem sido alcançadas verdadeiramente pelo Evangelho, é claro. Mas tantos outros falam em nome de um deus que parece, mas não é o Senhor. Tornou-se comum deparar-se com “cristãos” que não agem como tais. Não cabe aqui ressaltar as atitudes antibíblicas que podem ser vistas todos os dias no feed do Instagram, dentro de casa, no trabalho ou na igreja. Parafraseando o ditado popular, para um cristão verdadeiro, meia atitude basta. Além disso, antes de fazer qualquer avaliação sobre os outros, é preciso verificar as próprias ações. 

Mas chegou-se ao ponto em que os próprios incrédulos reconhecem a hipocrisia ou a falta de zelo com que os evangélicos têm com os valores ensinados pela Bíblia. Não pelos dogmas das denominações, mas por crenças lembradas muito bem por C. S. Lewis em ‘Cristianismo Puro e Simples’. Leitura válida e importante, inclusive. É daí que vêm as críticas até mesmo de fora da igreja àqueles que usam em vão o nome de Deus ou professam uma fé falsa. 

Nada disso deve surpreender. Já havia sido avisado por Cristo e pelos Apóstolos na Bíblia. Sabemos da existência de falsos mestres, (sabemos de sementes que não se desenvolvem). Cobra-se dos não crentes atitudes ensinadas pela Bíblia, mas há cristãos que ainda não começaram a praticá-las. 

Para isso é tão importante basear a vida na leitura e meditação da Palavra de Deus. Ela é a verdade e nela somos instruídos sobre os caminhos a percorrer, mesmo diante das dúvidas, das mais simples às mais complexas. Tendo como única regra de fé e prática a Bíblia Sagrada, tendo vida de oração e intimidade com Deus, é certo que você saberá como agir como um verdadeiro cristão. 

A cada página, a Bíblia tem uma infinidade de orientações. Tem os 10 mandamentos; o livro de Provérbios, que tem conselhos de sabedoria para cada dia do mês; o Sermão do Monte; e o livro de Tiago, que dá excelentes dicas práticas. Em Efésios, há a descrição de funções e expectativas para homens, mulheres e trabalhadores. No decorrer do texto, há muitas instruções para que o cristão saiba o que ele deve fazer, como por exemplo: 

“E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.” (Ef 5.11) 

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios.” (Ef 5.15) 

“Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.” (Ef 5.17) 

“…mas enchei-vos do Espírito.” (Ef 5.18) 

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo.” (Ef 6.11) 

Para se ter um bom testemunho cristão, atenha-se ao que o Senhor deseja para sua vida. E como saber o que Ele espera? Conhecendo Sua Palavra, tendo comunhão com Ele e sendo guiado pelo Espírito Santo, cheios de seu Fruto.