O que é ser homem?

Thoughtful man in blue suit sits on the windowsill

Celebrado em 15 de julho, o Dia do Homem pode até não ter o apelo comercial de outras datas – como o Dia dos Pais -, mas não deixa de ser importante. Afinal, hoje muito se discute o que de fato é ser homem e qual o papel deste na sociedade. No seio da igreja não é diferente. Embora única, verdadeira e imutável, a Palavra de Deus pode ser interpretada de diferentes maneiras, inclusive nos trechos em que a figura masculina é citada.

Diante desse cenário, faz-se importante refletir acerca da representatividade do homem, sobretudo cristão. Para isso, a Oitava Revista entrevistou o Pr. Roberto Santos, psicanalista e responsável pelo Ministério de Família da Oitava:

Oitava Revista: De acordo com as Escrituras Sagradas, o que é ser homem e qual o seu papel na igreja e na sociedade?

Pr. Roberto Santos: Em 1 Reis 2.2, Davi deu uma ordem a seu filho Salomão, que serviria como rei depois dele. Ele disse: “esforça-te, pois, e sê homem”. Talvez Davi tenha percebido alguma fraqueza em Salomão. Talvez ele soubesse que Salomão seria testado de maneiras muito maiores do que antes. Seja qual for o motivo exato, Davi sabia que Salomão precisava de força e coragem. Grandes responsabilidades requerem grande força e coragem. Um homem deve ser amoroso, respeitoso, sensível, que instrua e discipline os filhos, bom exemplo, alguém de oração.

OR: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela (…)” (Ef 5.25). De maneira prática, como os homens casados devem aplicar esse versículo?

RS: O marido, em toda a conversa com a esposa, deve manifestar o mesmo espírito que o Senhor Jesus manifestou à igreja; ou, em outras palavras, ele deve imitar o Senhor, amando-a, doando-se e sacrificando-se por ela. Assim como Ele se entregou a sofrer na cruz para salvar a igreja, devemos estar dispostos a negar a nós mesmos e a suportar labuta e provação, de modo a promover a felicidade da esposa. É dever do marido suprir as necessidades da esposa; negar a si mesmo descanso e tranquilidade, se necessário, de modo a atendê-la na doença e ir adiante dela; defendê-la se ela estiver em perigo; e estar pronto para morrer para salvá-la.

OR: O homem tem o dever de levar o sustento para dentro de casa, ou nos dias de hoje essa responsabilidade pode ser dividida com a mulher?

RS: A priori, cabe ao homem casado cumprir o que lhe é atribuído. Prover e proteger são algumas das competências de um marido comprometido com Cristo e sua família. No entanto, no contexto ao qual nos encontramos, faz-se necessária a participação tanto do marido quanto da esposa na manutenção da família. Hoje, a ideia de que só o ‘Alfa’ faz, às vezes, é cansativa.

OR: O Sr. entende que os homens de hoje são “menos homens” que os de antigamente?

RS: A sociedade muda e exige que nos adequamos a ela. O homem moderno precisa se reinventar, mas sempre haverá espaço para um homem crente,  emocionalmente curado, seguro de si, convicto de sua fé e firmado em princípios que respeitam o ‘diferente’, as crianças, os idosos e os mais vulneráveis.

OR: Enquanto esteve na Terra, Jesus nos ensinou muitas coisas. Quais características d’Ele devem ser imitadas pelos homens?

RS: Em 1 Coríntios, o apóstolo Paulo disse: “Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo”. Se você está em Cristo, o Espírito Santo que habita em você será capaz de moldá-lo e a cada dia lhe tornar semelhante a Ele. Isso refletirá nos seus atos e nos frutos da sua atitude. Ao olharmos para a vida de Cristo, tudo quanto Ele nos ensinou é algo que deveríamos imitar. Os capítulos 5, 6 e 7 de Mateus contêm ensinos que todo homem deveria assimilar e imitar, tais como: humildade, amor ao próximo, [lições sobre] divórcio, perdão, como ver a vida, jejum, a ansiedade da vida, etc.

OR: Como o homem cristão deve se posicionar nesses tempos em que a figura masculina tem sido tão questionada?

RS: Quando o homem cristão assume a sua fé e a prática, não necessita de mais nada. Ele não precisa reafirmar que é o “homem da casa” ou  que é homem. Ele só precisa ser ele, seguro de si, convicto dos seus princípios, amável e servil.

OR: Devemos celebrar o Dia do Homem ou usar a data para refletirmos sobre que tipo de homem temos formado e sido?

RS: Precisamos lembrar, comemorar e honrar o homem sempre, em casa, na igreja e na sociedade. Mas, enquanto comemoramos, devemos aproveitar a oportunidade para refletir sobre o seu papel na sociedade, na igreja e na família.